Potencialidade do Índice de Posição Topográfica no Mapeamento Pedológico Preditivo em uma Sub-Bacia do Rio Capricórnio-PR
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.130727Palavras-chave:
Mapeamento Digital de Solos, Modelo Digital do Terreno, Tabulação Cruzada, Cartografia pedológicaResumo
Os solos do noroeste do estado do Paraná apresentam grande intensidade de processos erosivos em função de suas características físico-naturais, sendo que esses processos se iniciam em Argissolos, localizados nos terços inferiores das vertentes e evoluem remontantemente em direção aos Latossolos. O Mapeamento Digital de Solos (MDS) pode auxiliar no detalhamento dos mapas pedológicos existentes, pois, a partir de atributos topográficos extraídos do Modelo Digital do Terreno (MDT), pode-se predizer a ocorrência das classes de solos. O atributo Índice de Posição Topográfica (IPT) compartimenta a vertente em porções de terços inferiores, mais próximas dos fundos de vales, e dos terços superiores, próximos dos divisores de águas. Aplicado na sub-bacia do rio Capricórnio, esse índice mostrou grande representatividade na distribuição dos solos estudados. Por tabulação cruzada, o IPT foi combinado com o atributo topográfico clinografia permitindo definir três grupos: Latossolos, nos terços superiores e médios das vertentes, com baixas declividades; Argissolos, nos terços inferiores, com declives mais acentuados; e o terceiro, que é uma transição entre os dois grupos. Pelo MDS, a distribuição dos Argissolos na bacia foi de 14,7 % do total da área. Os Latossolos se estenderam na maior parte da bacia, com 76,1 %. Já as porções com solos de transição ocuparam 9,2 %. Destaca-se, assim, a importância dos MDS, uma vez que permitem detalhar mapas menos detalhados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).