A Geodiversidade do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil: Valores e Ameaças
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132514Palavras-chave:
Geossítio, Geoconservação, Geologia, Ilha de Santa Catarina.Resumo
Devido a uma paisagem cênica única, o município de Florianópolis atrai milhares de turistas e um crescente número de novos moradores. Entretanto, mesmo com 45% do território definido como Área de Preservação Permanente, a diversidade de ecossistemas e de patrimônio natural está sendo degradada devido à construção de infraestruturas urbano-turísticas, o que vem provocando também a perda de geodiversidade, ainda pouco reconhecida pela sociedade. A geodiversidade refere-se à variedade de elementos geológicos e geomorfológicos de um território, que são produto e registro da evolução da Terra. Para fundamentar a necessidade da sua gestão, este artigo teve como objetivo identificar a geodiversidade de Florianópolis, assim como os seus valores e ameaças, por meio de revisão bibliográfica e de trabalho de campo. A geodiversidade do município é enquadrada por duas unidades/domínios geológico-geomorfológico principais: o embasamento cristalino (rochas graníticas intrudidas por diques de diabásio) e o domínio das planícies costeiras (com uma dinâmica recente desenvolvidas em ambientes continental e transicional). Como valores foram identificados o econômico, cultural, funcional, educativo e científico. As ameaças consistem em erosão costeira, construção de aterros para a criação de infraestruturas urbanas, contaminação do solo e erosão em trilhas. Através do balanço entre os valores e ameaças identificadas sobre a geodiversidade do município de Florianópolis, verifica-se a necessidade urgente de implementação de estratégias de geoconservação e de gestão ambiental por parte do município, tendo em conta a pressão antrópica crescente neste território.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-06-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Covello, C., Horn Filho, N. O., & Brilha, J. (2017). A Geodiversidade do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil: Valores e Ameaças. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 104-111. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132514