A Compartimentação do Parque Natural Municipal de Jacarenema Segundo a Hierarquia da Paisagem Proposta por Bertrand
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132516Palavras-chave:
Áreas costeiras, Unidades de conservação, Geofácies.Resumo
A zona costeira sofre com graves prejuízos ambientais, sociais e econômicos devido a sua intensa ocupação. As faixas de terras costeiras, extremamente valiosas por seus recursos e logísticas, são densamente povoadas. O Parque Natural Municipal de Jacarenema (PNMJ) localizado na costa leste do município de Vila Velha vem sendo submetido a forte pressão do processo de urbanização. A falta de dados mais relevantes sobre a importância da manutenção deste parque e a carência de informações que o insiram dentro de uma visão sistêmica foram os principais motivos que inspiraram este artigo. O enfoque aqui será o de descrever a distribuição e o atual estado de conservação dos geofácies (nível da hierarquização da paisagem proposta por Bertrand) levando em consideração também a evolução da ocupação da área do entorno do Parque, isto é, o que deveria ser a zona de amortecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).