Antropogeomorfologia e Problemática Erosiva em Área Rural Degradada, Marabá Paulista (SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132614Palavras-chave:
Dinâmica Erosiva, Coeficiente de Correlação Pearson (p), Voçoroca, Técnicas Conservacionistas.Resumo
A erosão do solo representa um problema de dimensões globais, a qual promove perdas de recursos naturais, área agricultável e produtividade dos solos, afetando toda sociedade, mas, sobretudo, pontualmente os agricultores e a economia. Considerando essa problemática, neste artigo buscou-se compreender as interferências antrópicas na dinâmica erosiva de uma bacia com dois processos de voçorocamento, localizada no Município de Marabá Paulista (SP). Para tanto, foram realizados mapeamentos de geomorfologia e uso e cobertura superficial da terra, em escala 1:10.000, dos cenários de 1963, 1979, 1997, 2010 e 2015. As informações mapeadas foram quantificadas de acordo com a natureza espacial de cada variável, e trabalhadas conjuntamente através do Coeficiente de Correlação de Pearson (p). Como resultado, identificou-se correlação positiva de forte à perfeita entre as pastagens e os processos erosivos e destes, também, com os terraços agrícolas e bacias de contenção, uma vez que a infiltração abastece a voçoroca existente na área, de modo a aumentar o fluxo de água no talvegue e promover desbarrancamentos nas laterais e cabeceira dessa forma erosiva, dinamizando as vertentes, principalmente, aquelas com superpastoreio. Assim, compreende-se que as técnicas conservacionistas, quando não acompanhadas de mudanças no uso da terra adequadas às características físicas e aos processos atuantes, têm sua função pervertida, contribuindo com a evolução dos processos erosivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).