Condicionantes Morfológicos e Geológicos dos Escorregamentos Rasos na Bacia do Rio Santo Antônio, Caraguatatuba/SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132714Palavras-chave:
Bacia Hidrográfica, Morfologia, Geologia, Serra do Mar.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a influência dos parâmetros morfológicos e geológicos na ocorrência de escorregamentos na bacia hidrográfica do Santo Antônio, intensamente afetada por escorregamentos e corridas de detritos durante o verão de 1966/1967. Para a confecção dos mapas morfológicos e geológicos, foram utilizados respectivamente, um Modelo Digital de Elevação (MDE) obtido do sistema LiDAR, e o mapa geológico digitalizado em escala 1:50.000. A partir disso, foi realizada uma análise integrada dos parâmetros em conjunto com as cicatrizes de escorregamentos, mapeadas a partir de fotografias aéreas e ortofotos de 1973. Os resultados mostraram que os parâmetros indicaram maior suscetibilidade a escorregamentos nas encostas côncavas com inclinação > 30°. Desta maneira, foi possível verificar as classes preferenciais para ocorrência de escorregamentos na bacia do Santo Antônio, sendo este um fator essencial para futuros mapeamentos de áreas de risco no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).