Espacialização de Inundações na Foz do Rio Jacuí por NDWI e Reclass em Episódios de El Niño
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132733Palavras-chave:
Áreas úmidas, Sensoriamento Remoto, eventos extremos de precipitação, Teleconexões.Resumo
Este trabalho visa espacializar as áreas de inundação da foz do rio Jacuí durante a ocorrência de dois eventos extremos de precipitação, em episódios de El Niño (setembro de 1987 e setembro de 2009) por meio de duas técnicas de delimitação de alvos no software IDRISI Selva 17: NDWI e Reclass. Foi observado que as enchentes não estão diretamente relacionadas a eventos de El Niño e, apesar do fenômeno influenciar na precipitação do Rio Grande do Sul (Brasil), os fatores locais como a topografia e o próprio regime de precipitação originam estas anomalias. Por fim, foi feita uma comparação dos dois eventos, onde se observa que a enchente de 2009 alagou uma área maior que a de 1987, sendo 435 e 368 km², respectivamente. A provável razão do aumento da área alagada foi o crescimento do cultivo de arroz nas regiões situadas na jusante do Jacuí, que diminui as áreas úmidas, removendo as barreiras de contenção do rio. O estudo foi feito através de imagens Landsat 5 – TM. Os mapas foram elaborados nos softwares ArcGis 10.2 e IDRISI Selva. Também foi observada neste trabalho a relação das cheias com as plantações que contornam a margem do Jacuí, arroz em sua grande maioria.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).