Geografia Física nas Provas do Enem: Relação Interdisciplinar com as Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132751Palavras-chave:
Conteúdos Escolares, Recursos e Componentes Curriculares.Resumo
O presente trabalho faz uma análise crítica sobre a Geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como viés a abordagem interdisciplinar. Tem-se como proposta um estudo analítico relacionando a Geografia e a Interdisciplinaridade como recurso para abordagem de conteúdos de forma contextualizada. Para isso, pretende-se analisar de que forma a Geografia aparece nas questões do ENEM, priorizando recursos e os temas que mais aparecem nos enunciados. A metodologia aplicada na pesquisa foi a análise de conteúdo com aplicação do método qualitativo, que, após as análises, originaram dados quantitativos. Os resultados alcançados referem-se às análises das provas aplicadas nos anos de 1998, 1999, 2008, 2009, 2010. A escolha da prova de 1998 se deu pela necessidade de se entender como eram a estrutura inicial e o formato do exame. Como marco das mudanças na aplicação desse exame, a prova de 2009 integrou essa etapa, pois ela passa ser organizada em Áreas do Conhecimento. Os resultados revelaram que há uma valorização na cobrança dos conteúdos geográficos, principalmente no que se refere à Geografia Física. Por outro lado, percebe-se a desvalorização da principal linguagem da Geografia – os mapas, ferramenta tão necessária na espacialização dos fenômenos físicos e sociais. Como resultado parcial, identificou-se que o modelo atual do ENEM proporcionou uma nova fragmentação Geografia Física e Geografia Humana, devido à organização, em que a Geografia Física relaciona-se com as Ciências da Natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).