Gestão ambiental de unidades de conservação: uma análise do parque municipal de Mucugê-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132761Palavras-chave:
Políticas Ambientais, Paisagem, Biodiversidade, Sustentabilidade.Resumo
O processo de relação sociedade-natureza diante da racionalidade econômica ocidental materializa a degradação ambiental em diferentes escalas geográficas. As problemáticas evidenciadas expressam a necessidade de se debruçar cientificamente sobre as políticas voltadas à sustentabilidade. As unidades de conservação configuram-se como caminho para efetivar a sustentabilidade, ao possibilitar discussões em torno de ideais preservacionistas e conservacionistas. Com isso, buscou-se, nessa pesquisa, abordar sobre a função espacial das unidades de conservação e gestão ambiental, na perspectiva de dialogar com os ideais de sustentabilidade. O contexto espacial de aplicabilidade de conhecimento correspondeu ao Parque Municipal de Mucugê, situado no município de Mucugê-BA, nas imediações do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Os resultados dos estudos foram obtidos a partir da revisão da literatura especializada sobre unidades de conservação e gestão ambiental, além da realização de atividades em campo, pela qual buscou-se entender os estados ambientais associados às políticas de implantação do parque municipal. Identificou-se que a fundação do Parque Municipal de Mucugê atendeu os trâmites legais de implantação das unidades de conservação e a gestão ambiental tem conduzido a configuração de políticas de sustentabilidade, denotadas nos prêmios nacionais obtidos e na recomposição de ambientes deteriorados pelas atividades garimpeiras e pela extração da Comanthera mucugensis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).