Inventário dos Escorregamentos da Bacia do Rio Gurutuba, Vale do Ribeira (SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.133377Palavras-chave:
Itaóca, Movimentos de Massa, Cicatrizes, Índice de Frequência.Resumo
A cidade de Itaóca, Vale do Ribeira, foi atingida por três grandes processos relacionados a um volume pluviométrico extremo no mês de janeiro de 2014. A precipitação, concentrada nas cabeceiras de três bacias, rio Palmital, Guarda-Mão e Gurutuba, deflagrou um grande número de escorregamentos rasos, corrida de detritos na bacia do Guarda-Mão e inundação na área urbana. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a frequência e algumas características dos escorregamentos deflagrados na bacia do Gurutuba. Os resultados mostraram que a maior concentração de cicatrizes ocorreu nos terços médio e inferior da bacia, sendo que a maior parte das cicatrizes possui dimensões de até 300m², com o predomínio da classe entre 100m²-150m². Estes dados poderão contribuir para trabalhos posteriores como uso de ferramentas estatísticas ou modelos matemáticos de previsão de escorregamentos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Downloads
Publicado
2017-06-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Carou, C. B., Vieira, B. C., Martins, T. D., & Gramani, M. F. (2017). Inventário dos Escorregamentos da Bacia do Rio Gurutuba, Vale do Ribeira (SP). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 172-179. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.133377