Diagnóstico da Precipitação e EVI em Dois Eventos de Seca no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v35i0.140068Palavras-chave:
Semiárido, Ciclone Tropical, ZCAS, ENOSResumo
A resposta da vegetação é um dos indicadores utilizados na avaliação da dinâmica da Seca no Nordeste do Brasil (NEB), muito recorrente nos últimos vinte anos. Neste trabalho, o objetivo geral foi diagnosticar a precipitação e Enhanced Vegetation Index (EVI) em dois eventos de seca no NEB. Foram utilizados dados de acumulados mensais de precipitação e de EVI mensal, durante os anos de 2011-2012 (La Niña) e 2015-2016 (El Niño), para avaliar estes eventos de seca. No La Niña de 2011-2012, o padrão anômalo no Oceano Atlântico Tropical favoreceu a irregularidade e nos baixos índices de precipitação sobre o NEB. Este efeito é constatado principalmente no Semiárido, com valores de precipitação inferiores a 25 mm.mês-1. O EVI apontou diminuição na perda de biomassa entre os meses de março a setembro nessa região, com valores inferiores a 0,3, provocados pela estiagem. Durante o El Niño de 2015-2016, houve um acréscimo sutil na precipitação em relação ao La Niña de 2011-2012, principalmente no mês de janeiro. Em janeiro, os sistemas frontais desprendidos da Zona de Convergência do Atlântico Sul, e também, de uma tempestade tropical contribuíram para precipitação expressiva na região, em especial no Semiárido, que registrou valores superiores a 350mm. Esta precipitação contribuiu para o aumento do teor vegetativo nesse período, com valores de EVI entre 0,2 a 0,5, que minimizou os efeitos da seca. Concluiu-se que os dois eventos apresentaram forte irregularidade na precipitação que resultou na expansão e agravamento das estiagens, principalmente no Semiárido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).