Geomorfologia Aplicada à Análise Forense: Uma Avaliação Necessária
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.144219Palavras-chave:
Perícia, Perícia Ambiental, Ciências da Terra, Geomorfologia Aplicada, Perícia GeomorfológicaResumo
A Ciência Criminalística refere-se à aplicação de instrumental científico em investigações conduzidas nas instâncias civil, criminal e administrativa, visando compreender as causas, os agentes responsáveis ou o dimensionamento de danos ocasionados. Podem ser realizadas em casos diversos, envolvendo ameaça à vida humana, questões médicas, trabalhistas e, mais recentemente, questões ambientais. A aproximação entre as Ciências da Terra e a análise forense tem ganhado destaque atualmente, em especial nos campos da geologia e da pedologia. A geomorfologia foi mais recentemente incorporada nessas análises, com pesquisas e aplicações ainda pouco numerosas, mas de grande potencial de contribuição, sobretudo em relação aos casos que envolvam processos e intervenções em sistemas físicos da superfície terrestre. Identificando os principais conceitos, abordagens e instrumentais utilizados nessas análises e baseando-se principalmente em literatura internacional, o estudo caracteriza o estado-da-arte da participação das Ciências da Terra e da geomorfologia na análise forense e elabora uma avaliação dessas aplicações, em relação aos seus potenciais e limitações. Dentre outros levantamentos, foi realizada investigação bibliográfica no portal Web of Sciences, com base em palavras-chave previamente selecionadas. O período avaliado inicia-se na década de 1960, em que se verificou crescente número de publicações dedicadas ao diálogo entre Ciências da Terra e análises forenses, especialmente a partir da década de 2000. Dentre outras tendências, foram evidenciadas lacunas sistemáticas quanto à participação da geomorfologia nas análises forenses e em peritagem, principalmente no que se refere ao seu potencial discriminador em situações de maior complexidade, que necessariamente envolvam abordagens integradoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).