Uso da Terra e Variações da Temperatura do Ar no Interior e Áreas Limítrofes ao Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.145802Palavras-chave:
Clima, Vegetação, Temperatura do Ar, Impacto AmbientalResumo
No estado de Minas Gerais-Brasil a Serra do Espinhaço exerce importante influência na organização climática local e regional e abriga importantes unidades de conservação, destacando-se o Pq. Nacional da Serra do Cipó, próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Considerando as características de ocupação, marcada por forte alteração do estrato geoecológico, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência dos diferentes tipos de uso da terra nas variações de temperatura do ar, comparando o interior e áreas limítrofes do parque. A análise dos dados incluiu o exame dos dados das Normais Climatológicas (1961-1990), séries temporais anuais de estações meteorológicas (INMET) no período entre 1961-2016 e séries horário-diárias obtidas em campo (abril de 2016 até setembro de 2017). Foi utilizada a análise de tendência e correlação nas séries de longo-prazo e recursos de análise microclimatológica (estatística, cartografia etc.) às séries de dados horário-diárias. Em relação aos resultados pode-se destacar dois aspectos principais: (1) indícios de alteração dos componentes do balanço de radiação decorrente das alterações introduzidas no uso da terra em favor de maior disponibilidade de calor sensível no eixo Belo Horizonte – Sete lagoas demonstrado pelos valores de correlação; (2) o papel relativo da vegetação em atenuar as variações de temperatura, condição exibida apenas no interior do ambiente de mata ciliar com predomínio total de estrato arbóreo denso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).