Geoquímica de Terrenos Urbanos Modificados pela Humanidade e Serviços Ecossistêmicos (SE): o Caso de Santa Maria (RS, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.151838

Palavras-chave:

Solo Urbano, Antropoceno, Terrenos Tecnogênicos

Resumo

As ações humanas deixam várias marcas no meio ambiente, o que inclui aquelas na camada geológica superficial do Planeta, incluindo a produção de terrenos tecnogênicos. Nas últimas décadas, a expansão urbana tem sido acompanhada por um crescimento de áreas degradadas, incluindo modificações no terreno pela introdução de materiais antropogênicos e ações como corte, revolvimento e compactação, que afetam as funções desses substratos ecológicos. No Brasil, este fenômeno tem se intensificado desde a segunda metade do século XX. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar as transformações nas propriedades das camadas superficiais da cidade de Santa Maria (RS), em termos geoquímicos, e como estas afetam os possíveis serviços ecossistêmicos proporcionados por essas camadas. Para tanto, foi realizada uma descrição morfológica dos perfis do terreno urbano e realizados ensaios laboratoriais para determinar: pHH2O, pHKCl, Ca2, Mg2, K, Na, Al3, H + Al, Cu, Zn e cálculo de S, Al% e V%. Os resultados apontaram que há uma enorme variação de constituintes antropogênicos no material capaz de alterar tanto as propriedades das camadas superficiais quanto suas funções e os serviços ecossistêmicos fornecidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2019-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

da Costa, J. R., & Peloggia, A. U. G. (2019). Geoquímica de Terrenos Urbanos Modificados pela Humanidade e Serviços Ecossistêmicos (SE): o Caso de Santa Maria (RS, Brasil). Revista Do Departamento De Geografia, 37, 150-159. https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.151838