Geoquímica de Terrenos Urbanos Modificados pela Humanidade e Serviços Ecossistêmicos (SE): o Caso de Santa Maria (RS, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.151838Palavras-chave:
Solo Urbano, Antropoceno, Terrenos TecnogênicosResumo
As ações humanas deixam várias marcas no meio ambiente, o que inclui aquelas na camada geológica superficial do Planeta, incluindo a produção de terrenos tecnogênicos. Nas últimas décadas, a expansão urbana tem sido acompanhada por um crescimento de áreas degradadas, incluindo modificações no terreno pela introdução de materiais antropogênicos e ações como corte, revolvimento e compactação, que afetam as funções desses substratos ecológicos. No Brasil, este fenômeno tem se intensificado desde a segunda metade do século XX. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar as transformações nas propriedades das camadas superficiais da cidade de Santa Maria (RS), em termos geoquímicos, e como estas afetam os possíveis serviços ecossistêmicos proporcionados por essas camadas. Para tanto, foi realizada uma descrição morfológica dos perfis do terreno urbano e realizados ensaios laboratoriais para determinar: pHH2O, pHKCl, Ca2, Mg2, K, Na, Al3, H + Al, Cu, Zn e cálculo de S, Al% e V%. Os resultados apontaram que há uma enorme variação de constituintes antropogênicos no material capaz de alterar tanto as propriedades das camadas superficiais quanto suas funções e os serviços ecossistêmicos fornecidos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).