Áreas Vulneráveis à Ocorrência de Acidentes Envolvendo Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no Trecho Alagoano da Rodovia BR-101
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v38i1.159839Palavras-chave:
Vulnerabilidade, produtos químicos, geoprocessamento, modal rodoviárioResumo
O transporte de produtos químicos perigosos, enquanto parte integrante da cadeia produtiva, é considerado um fator de risco a acidentes, pois os sinistros podem ocorrer em qualquer lugar ao longo da rota. Nesse sentido, buscou-se identificar, localizar e mensurar as áreas vulneráveis sujeitas a sofrerem prejuízos materiais, humanos e ambientais na área de influência da Rodovia BR-101 que traspassa o território alagoano. O entendimento de áreas vulneráveis abordado neste trabalho agrega os fatores suscetibilidade e criticidade, já que são compostos por variáveis que apresentam características potenciais de serem impactados negativamente quando da exposição dos meios físico e antrópico aos produtos perigosos. Esses fatores foram integrados em um ambiente de sistema geográfico de informação, através do emprego de análise multicritério, mediante a estrutura integradora de média ponderada. Tal procedimento resultou em um mapa sinótico composto por quatro classes, ordenadas por níveis de vulnerabilidade, variando de muito baixa à alta. Destes, as classes somadas de baixa e média vulnerabilidade representaram 79,44% da área estudada. De modo geral, essas áreas abrangem terras usadas para fins de atividades agropastoris, como a criação extensiva de bovídeos e o cultivo da cana-de-açúcar. A classe de alta vulnerabilidade abrange uma proporção de 18,76% da mesma superfície analisada e os corpos d’água, os assentamentos humanos e as unidades de conservação da natureza se apresentam como locais demasiadamente críticos em situações de contato com as implicações dos produtos perigosos. Por fim, conclui-se que a variável criticidade tende a definir as áreas classificadas como de maior vulnerabilidade.
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