Geografia do cangaço: concepções conceituais para pensar o banditismo sertanejo
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2021.174830Palavras-chave:
Cangaço, Banditismo Social, Sertão Nordestino, SujeitosResumo
Este artigo parte de algumas proposições suscitadas ao longo da pesquisa de mestrado objetivando discorrer ideias a respeito do conceito de banditismo social elaborado por Eric Hobsbawm e a costumeira aplicação desse conceito em alguns trabalhos para caracterizar o movimento do cangaço, padronizando, dessa forma, lugares, paisagens e sujeitos sem levar em consideração as implicações ao homogeneizar movimento do cangaço como banditismo social, transferindo, assim, a teoria para conceituar diferentes movimentos sociais e culturais. Pensando nessa discussão, ponderam-se observações de cunho histórico-cultural para a existência de bandos de cangaceiros no sertão nordestino, pontuando as relações que permeavam a sociedade sertaneja da época, correlacionando às questões de honra, valentia e cabra-macho, agregada à conexão de vivência no ambiente da caatinga, que constituiu uma geografia do cangaço, presente no contexto cultural do sujeito sertanejo nordestino com o meio ambiente a partir dos saberes populares que garantiam aos cangaceiros a vivência e a sobrevivência como nômades. A base cultural de vivência sertaneja nordestina, constituída por meio da relação do código moral sertanejo da não desmoralização, culminou, na visão dos sujeitos sertanejos nordestinos, o reconhecimento de uma geografia do cangaço desenvolvida pela atuação dos bandos de cangaceiros que asseguram, até hoje, narrativas, quer sejam de admiração ou de aversão aos bandidos/cangaceiros, atribuindo, sobretudo, um lugar de destaque após episódios de mortes trágicas sofridas por alguns cangaceiros.
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