Atualização do sistema de classificação climática de Köppen e Thornthwaite e Mather (1955) para o sul do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.191137

Palavras-chave:

Amazonia, Clima, Déficit Hídrico

Resumo

Os Sistemas de Classificação Climática (CCS) desempenham um papel importante na definição dos limites geográficos e de zonas agroclimáticas. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi determinar e avaliar a classificação climática de Köppen e Thornthwaite e Matter (1955) para a mesorregião Sul do Amazonas. Os dados foram coletados ao longo de 10 anos (abril de 2008 a abril de 2018) pelas estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instaladas nos municípios de Humaitá, Apuí, Manicoré, Boca do Acre e Lábrea, estado do Amazonas, Brasil. Os resultados mostraram que o CCS de Köppen apresentou o mesmo tipo e subtipo de clima para toda a região analisada. A classificação de Thornthwaite e Mather (1955) mostrou maior sensibilidade à variação climática térmica e hídrica, totalizando 4 (quatro) tipos e 5 (cinco) subtipos de clima considerando as informações geradas pelos respectivos balanços hídricos como déficit e excedente hídrico, evapotranspiração real e potencial, que pode servir como subsidio para estudos de terras ou zonas aráveis. Por outro lado,  a classificação de Koppen indicou resultados mais generalistas e que se adequam melhor a macroescala. Desta maneira, a classificação climática de Thornthwaite e Mather (1955) demonstrou melhor precisão do que o método de Köppen para a região de estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre dos Santos Querino, Universidade Federal do Amazonas

    Meteorologista, Prof. Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, vinculado Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais - PPGCA/UFAM. Possui graduação e mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e (2006) e Doutorado em em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é vice coordenador do Núcleo Regional de Humaitá/AM do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO). Realiza pesquisas no âmbito da interação biosfera-atmosfera na Amazônia e Pantanal. Tem experiência na área de Geociências (Meteorologia), com ênfase em Radiação Solar, Micrometeorologia e Climatologia.

  • Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora em Física Ambiental (2017) pelo programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003), onde trabalhou com os dados de radiação solar do projeto LBA comparando o comportamento desta variável em área de pastagem. Em junho de 2006 concluiu o curso de mestrado em meteorologia, também pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde dissertou sobre "Caracterização do vento e estimativa do potencial eólico para a região de Tabuleiros Costeiros (Pilar - AL, Brasil)". No período de Julho de 2007 a Março de 2008, trabalhou no Escritório do LBA - INPA sob a orientação do Dr. Theotonio Pauliquevis, na realização do EUCAARI (European Integrated project on Aerosol Cloud Climate and Air Quality interactions) e do projeto Instituto do Milênio ?Integração de abordagens do ambiente, uso da terra e dinâmica social na Amazônia: as relações homem-ambiente e o desafio da sustentabilidade ? MilênioLBA2?, na componente 7, de Aerossóis e Precipitação, atuando em cooperação com o prof. Dr. Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. No ano de 2008, ministrou as aulas das disciplinas de Laboratório de Física I e II na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Campus Humaitá. Em 2009 foi aprovada e admitida como professora assistente no curso de engenharia ambiental na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Campus Humaitá.

  • Marcos Antônio Lima Moura, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1984), Estudos de Aprofundamento em Meteorologia no Instituto de Meteorologia da Universidade de Hannover (Alemanha) com Especialização em Recursos Hídricos pela Universidade de Hannover (Alemanha) entre 1986 e 1989, Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor titular do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia de Ecossistemas Ameaçados (Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga), mas com foco em Mudanças Climáticas e Radiação Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambientes Estuarinos, Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Caatinga.

  • Dorisvalder Dias Nunes, Universidade de Rondônia

    Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1990). Possui Mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e Doutorado em Desenvolvimento Sócioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA,2004). Tem Pós-Doutorado pelo Instituto de Geociências (IGC/UFMG, 2017), com ênfase em Geomorfologia. Ocupou entre 1999-2000 o cargo de Pró-Reitor de Graduação e por duas vezes o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2004-2005; 2007-2009) todos na UNIR. Eleito duas vezes membro do Conselho Superior na área de Pesquisa e Pós-Graduação - CONSEP. Compôs o quadro de Consultores do Comitê Técnico Científico do PIBIC/UNIR/CNPq por diversos anos. É professor Associado IV do Departamento de Geografia da UNIR onde coordena desde 1998, o Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental - LABOGEOPA. Foi docente permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional - UNIR. É docente permanente do programa de Mestrado e Doutorado em Geografia (UNIR). Desenvolve pesquisas em temas relacionados a Processos do Meio Físico, Erosão em bacias Hidrográficas, Impacto Ambiental, Dinâmicas de Geocoberturas, Gestão e Planejamento Ambiental, Dinâmicas de Larga Escala na Amazônia, Estudos do Clima. É pesquisador do Centro de Estudos Geográficos e Sócio-Ambientais da Amazônia Aziz Ab?Saber (CEGEA) e membro do Conselho Consultivo/Científico das Revistas: RAEGA; Geografar; Sociedade e Natureza e Sustentare. Avaliador Ad Hoc da Revista Environmental Science and Pollution Research. Consultor da CAPES na Área de Geografia para avaliação Quadrienal 2013-2016, Qualis-Periódicos e Qualis-Livros (2016-2017). Conselheiro no CREA/RO ? Câmara de Engenharia (2021/2023).

  • Nadja Gomes Machado, Instituto Federal do Mato Grosso

    Graduada em Ciências Biológicas (2004) e Estatística (2018), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2007) e Doutora em Física Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Fez Estágio Pós-Doutoral em Ciências Ambientais na Utah State University, USA (2014-2015). Desde 2008, é docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com experiência em ensino médio técnico e superior. Desenvolve ações de extensão com a popularização da análise de dados em linguagem R. É credenciada como docente permanente no PPG em Física Ambiental da UFMT, onde orienta em níveis de Mestrado e Doutorado. É líder do grupo de pesquisa em Ciências Ambientais (IFMT) e vice-líder do grupo de pesquisa em Interação Biosfera-Atmosfera (UFMT). Tem publicado artigos em periódicos especializados, bem como é revisora de revistas científicas e de agências de fomento à pesquisa. Também tem participado de ações de cooperação internacional com instituições como UQAM/Canada, NOVA/USA, JENA/Germany, USU/USA, CSU-San Marcos/USA e NMSU/USA. Tem experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em Sensoriamento Remoto, Ecologia Espacial, Bioclimatologia, Estatística Aplicada e Micrometeorologia.

  • Marcelo Sacardi Biudes, Universidade Federal do Mato Grosso

    Graduado em Licenciatura Plena em Física e Engenharia Elétrica, Mestre em Física e Meio Ambiente e Doutor em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Pós-doutor em Ciências Ambientais na Utah State University (USU) e na California State University, San Marcos (CSUSM). É Professor Associado do Instituto de Física da UFMT e credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT. Ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação e orienta alunos em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa em Interação Biosfera-Atmosfera da UFMT. Tem publicado diversos artigos em periódicos especializados (nacional e internacional), capítulos de livro e trabalhos em eventos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em Micrometeorologia, Climatologia, Sensoriamento Remoto, Instrumentação Micrometeorológica e Análises Espaciais. É revisor ad-hoc de diversas revistas científicas nacionais e internacionais e tem cooperação com pesquisadores das instituições brasileiras IFMT, UFMT, UFAM e UFCG e internacionais com a New Mexico State University, Utah State University e California State University, San Marcos.

Referências

ALVARES, C. A.; STAPE, J. L.; SENTELHAS, P. C.; GONÇALVES, J. L. M.; Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift v.22, 711 – 728, 2013 http://doi.org/101127/0941-2948/2013/0507

ANDRADE JÚNIOR, A. S.; BASTOS, E. A.; BARROS, A. H. C.; SILVA, C. O.; GOMES, A. A. N.; Classificação climática e regionalização do semi-árido do Estado do Piauí sob cenários pluviométricos distintos. Revista Ciência Agronômica v.36, 143- 151, 2005.

BIENIEK. P. A.; BHATT, U. S.; THOMAN, R. L.; ANGELOFF, H.; PARTAIN, J.; PAPINEAU, J.; FRITSCH, F.; HOLLOWAY, E.; WALSH, J. E.; Climate divisions for Alaska based on objective methods. Journal of Applied Meteorology and Climatology v.51, 1276–1289, 2012. https://doi.org/10.1175/JAMC-D-11-0168.1

CARVALHO, R. L. S.; NASCIMENTO, B. I. S.; QUERINO, C. A. S.; SILVA, M. J. G.; DELGADO, A. R. S.; Comportamento das séries temporais de temperatura do ar, umidade e precipitação pluviométrica no município de Ariquemes (Rondônia-Brasil). Revista Brasileira de Climatologia v.18, 123-146, 2016 http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v18i0.43228

CAMARGO, A. P.; CAMARGO, M. B. P.; Uma revisão analítica da evapotranspiração Potencial. Bragantia v. 59, 125-137, 2000 htpps://doi.org/ 10.1590 / s0006-87052000000200002

CORREIA, M. F.; SILVA, F. S.; SILVA, A. M. R. S.; SANTOS. E, P.; MOURA, M. S. B.; Impacto da expansão agrícola na amplitude térmica diária em ambiente semiárido. Ciência e Natura suplementar. V.94, 311–314, 2011. http://dx.doi.org/10.5902/2179460X9447

CUNHA, A. R.; MARTINS, D.; Classificação climática para os municípios de Botucatu e São Manuel, SP. Revista Irriga. v.14, 1-11, 2009. https://doi.org/10.15809/irriga.2009v14n1p1-11

CHEN, J. BRISSETTE.; LUCAS, F.P.; PICHER, P.; Transferibilidade de modelos climáticos selecionados de maneira ideal na quantificação dos impactos das mudanças climáticas na hidrologia. Climate Dynamics v. 47, 3359 – 3372, 2016.

CHECHI, L.; BAYER, F. M.; Modelos univariados de séries temporais para previsão das temperaturas médias mensais de Erechim, RS. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. V.16, 1321–1329, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012001200009.

DANTAS, R. T.; NÓBREGA, R. S.; CORREIA, A. M.; RAO, T. V. R.; Estimativas das temperaturas máximas e mínimas do ar em Campina Grande - PB. In: Congresso Brasileiro de Meteorologia, 11.; 2000 Rio de Janeiro. Anais... 2000. p. 534-537.

DE CARVALHO, L.G.; DE CARVALHO, ALVES. M.; DE OLIVEIRA, M.S.; Aplicação geoestatística multivariada para caracterização climática do estado de Minas Gerais, Brasil. Theor Appl Climatol. 102- 417, 2010. https://doi.org/10.1007/s00704-010-0273-z

DOURADO NETO, D.; VAN LIER, J.; METSELAAR, K.; Procedimento geral para inicializar o balanço hídrico cíclico do solo pelo método de Thornthwaite e Mather. Science in Agriculture. V. 67, 87–95, 2010. doi: 10.1590 / S0103-90162010000100013

DE CASTRO M, GALLARDO. C.; JYLHA, K.; Theuse of a climate-type classification for assessing climate changeeffects in Europe from an ensemble of nine regional climatemodels, 81.; 2007. Anais Climatic Change. 2007. p. 329–341. https://doi.org/10.1007/s10584-006-9224-1

FERNANDEZ, J. P. R.; FRANCHITO, S. H.; BRAHMANANDA, RAO. V.; LLOPART. M.; Changes in Koppen–Trewartha climate classification over South America from RegCM4 projections. Atmospheric Science Letters. V.18, 427–434, 2017. http://dx.doi.org/10.1002/asl.785

FEDDEMA, J.J.; Uma classificação climática global revisada do tipo Thornthwaite. Geografia Física, v. 26. 442 – 466, 2005.

GALVÃO, J. A. C.; FISCH. G.; Balanço de energia em áreas de floresta e de pastagem na Amazônia (JI – Paraná, RO). Revista Brasileira de Meteorologia v,15. 25-37, 2000.

GALLARDO, C.; GIL, V.; HAGEL, E.; TEJEDA, C.; Assessment of climate change in Europe from an ensemble ofregional climate model by the use of Koppen-Trewartha classifica-tion. International Journal of Climatology. v, 33. 2157–2166, 2013. https://doi.org/10.1

GRUNDSTEIN, A.; Avaliando as mudanças climáticas nos Estados Unidos contíguos usando um esquema de classificação climática de Thornthwaite modificado. O geógrafo profissional. V, 60. 398 – 412, 2008.

HORIKOSHI, A. S.; FISCH, G.; Balanço hídrico atual e simulações para cenários climáticos futuros no município de Taubaté, SP, Brasil. Revista Ambiente & Água. v, 2. 32-46, 2007. DOI: 10.4136/ambi-agua.25

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Amazonas. 2018.

JACOBEIT, J.; Classifications in climate research. Physics and Chemistry of the Earth, Parts A/B/C. v, 35. 411–42, 2010.

KOTTEK, M.; GRIESER, J.; BECK, C.; RUDOLF, B.; RUBEL, F.; World Map of the Köppen-Geiger climate classification updated. Meteorologische Zeitschrift. v, 3. 259–263, 2006 http://dx.doi.org/10.1127/0941-2948/2006/0130

KUINCHTNER, A.; BURIOL, G. A.; Clima do estado do Rio Grande do Sul segundo a classificação climática de Köppen e Thornthwaite. Disciplinarum Scientia. V, 2. 171-182, 2001.

LOPES, J. S. G.; ALEIXO, N. C. R.; SILVA, NETO. J. C. A.; Analise preliminar na temperatura e umidade relativa do ar em duas estações meteorológicas da cidade de Tefé-AM. In: XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.; 1.; 2016, São Luiz. ANAIS...2016. p. 1097-1108.

MARTINS, F. B.; GONZAGA, G. S.; SANTOS, D. F.; REBOITA, M. S.; Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite para Minas Gerais: cenário atual e projeções futuras. Revista Brasileira de Climatologia. edição especial. 129-156, 2018. DOI: 10.5380/abclima.v1i0.60896

MARTINS, P. A. S.; QUERINO, C.A. S.; MOURA, M. A. L.; QUERINO, J. K. A. S.; MOURA, A. R. M.; Variabilidade espaço-temporal de variáveis Climáticas na mesorregião sul do Amazonas. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais. v 10, 169-184, 2019. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.002.0015

MACHADO, N. G.; QUERINO, C. A. S.; BIUDES, M. S.; DANELICHEN, V. H. DE. M.; MARQUES, H. O.; PAVÃO, V. M.; Estimated net radiation in an Amazon-Cerrado transition forest by Landsat 5 TM. Journal of Applied Remote Sensing. 11: 1, 2017 DOI: 10.1117 / 1.JRS.11.046020

MARENGO, J. A.; LINCOLN, M.; ALVES, W.; SOARES, R.; RODRIGUEZ, D. A.; CAMARGO, H. R.; Two Contrasting Severe Seasonal Extremes in Tropical South America in 2012: Flood in Amazonia and Drought in Northeast Brazil. Journal of Climate. V, 36, 1033-1050, 2016. DOI: 10.1175 / JCLI-D-12-00642.1

MEDEIROS, R. M.; HOLANDA, R. M. (2019). Classificação climática e balanço hídrico pelo método de Köppen e Thornthwaite do município de Barbalha, Ceará, Brasil. Revista Equador, 8(3), 19-43.

MITCHELL, N.; ESPIE, P.; HANKIN, R.; Tomada de decisão racional da paisagem: o uso de análises climáticas em escala meso para promover o gerenciamento sustentável da terra. Landsc Urban Plan. V, 67, 131–140, 2004.

MONTEIRO, J. C. R.; HEYER, L. F.; ARIDE, P. H. R.; OLIVEIRA, A. T.; PANTOJA-LIMA, J.; SANTOS, S. M.; Descrição da Temperatura e Umidade Relativa do Ar em distintas localidades da cidade de Manaus com diferentes geometrizações e espacialidades urbanas nos bairros do Parque Dez, Nova Cidade e bairro Centro - Manaus/Am. Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM. V, 4, 20-27, 2016 DOI: http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v4n2p20-27

NASCIMENTO, D. T. F.; LUIZ, G. C.; OLIVEIRA, I. J. DE.; Panorama dos sistemas de classificação climática e as diferentes tipologias climáticas referentes ao estado de Goiás e ao Distrito Federal (Brasil). Élisée. V, 5, 59-86, 2016.

NOBRE, C. A.; OBREGÓN, G. O.; MARENGO, J. A.; Características do Clima Amazônico: Aspectos principais. In: Keller M, BUSTAMANTE m, GASH J, DIAS P S Amazonia and Global Change. Geophysical Monograph Series 186:149-162, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863230006

NOGUEIRA, V. F. B.; CORREIA, M. F.; NOGUEIRA, V. S.; Impacto do Plantio de Soja e do Oceano Pacífico Equatorial na Precipitação e Temperatura na Cidade de Chapadinha - MA. Revista Brasileira de Geografia Física. V,5, 708–724, 2012. DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v5.3.p708-724

NÓBREGA, R. S.; Um pensamento crítico sobre classificações climáticas: de Köppen até Strahler. Revista Brasileira de Geografia Física. V, 3, 18-22, 2010. DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v3.1.p18-22

PAVÃO, V. M.; QUERINO, C. A. S.; QUERINO, J. K. A. S.; MARTINS, P. A. S.; SIQUEIRA, L. F.; LEITE, L. O.; PASSOS, L. A.; COSTA, T. A. C. R.; MACHADO, N. G.; BIUDES, M. S.; Análise da radiação solar global (rg) e albedo superficial sobre um ecossistema de floresta nativa em Humaitá - AM durante o período chuvoso. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente. V,12, 42-56, 2014.

PAVÃO, V. M.; NASSARDEN, D. C. S.; PAVÃO, L. L.; MACHADO, N. G.; BIUDES, M. S.; Impacto da Conversão da Cobertura Natural em Pastagem e Área Urbana sobre Variáveis Biofísicas no Sul do Amazonas. Revista Brasileira de Meteorologia. V, 32, 343-351, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863230002.

PEDREIRA JUNIOR, A. L.; QUERINO, C. A. S.; QUERINO, J. K. A. S.; SANTOS, L. O. F.; MOURA, A. R. M.; MACHADO, N. G.; BIUDES, M. S.; Variabilidade horária e intensidade sazonal da precipitação no município de Humaitá-AM. Revista Brasileira de Climatologia, v. 22, 463-475, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v22i0.58089.

PEREIRA, ANTÔNIO. ROBERTO.; ANGELOCCI, LUIZ. ROBERTO.; SENTELHAS, PAULO. CÉSAR.; Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. [S.l: s.n.], 2002

RAHIMI, J.; KHALILI, A.; BUTTERBACH-BAHL, K.; Projected changes in modified Thornthwaite climate zones over Southwest Asiausing a CMIP5 multi-model ensemble. Int J Climatol. v, 39, 4575–594, 2019.https://doi.org/10.1002/joc.60884594RAHIMIET AL

REBOITA, M. S.; GAN, M. A.; DA ROCHA, R. P.; E, AMBRIZZI. T.; Regimes De Precipitação na América do Sul: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Brasileira de Meteorologia. V, 25, 185-204, 2010.

REBOITA, M. S.; RODRIGUES, M.; SILVA, L. F.; ALVES, M. A.; Aspectos climáticos de Minas Gerais. Revista Brasileira de Climatologia. V, 17, 206-226, 2015. DOI: 10.5380/abclima.v17i0.41493

ROLIM, G. S.; CAMARGO, M. B. P.; DE LANIA, D. G.; MORAES, J. F. L.; Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite e sua aplicabilidade na determinação de zonas agroclimáticas para o estado de são Paulo. Bragantia. V, 66, 711-720, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052007000400022

ROSSATO L (2001) Estimativa da capacidade de armazenamento de água no solo do Brasil. Dissertação. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

ROSSATO, L.; TOMASELLA, J.; Validação de modelo de umidade do solo para áreas de pastagem e de floresta da região Amazônica. In: Congresso Brasileiro de Meteorologia. 9.; 2004. São Paulo. Anais... 2004. P 15-27.

SANTOS NETO, L. A.; MANIESI, V. SILVA.; M, J. G.; QUERINO, C. A. S.; LUCAS, E. W. M.; BRAGA, A. P.; ATAÍDE K. R. P.; Distribuição horária da precipitação em Porto Velho-RO no período de 1998 – 2013. Revista Brasileira de Climatologia. V, 14, 213-228, 2020.

SANTANA, J. P. M.; SILVA, B. B. G.; PENNA, L. FIALHO.; E S Classificação climática: um estudo comparativo entre os métodos de Köppen e Thortwaite para o município do Rio de Janeiro. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2005, Anais... São Paulo: USP.

SALATI, E.; SANTOS, Â. A.; KLABIN, I.; Temas ambientais relevantes, Scielo - ESTUDOS AVANÇADOS. V, 20, 107 – 127, 2006.

SILVA, A. O.; MOURA, G. B.; ALBUQUERQUE, K.; ANTÔNIO, E.; Classificação climática de Thornthwaite e sua aplicabilidade agroclimatológica nos diferentes regimes de precipitação em Pernambuco. Irriga. V,19, 46 – 60, 2014. DOI: https://doi.org/10.15809/irriga.2014v19n1p46

SOUZA, A. P.; MOTA, L. L.; ZAMADEI, T.; MARTIM, C. C.; ALMEIDA, F. T.; PAULINO, J.; Classificação Climática e Balanço Hídrico Climatológico no Estado de Mato Grosso. Nativa - Pesquisas Agrárias e Ambientais. V, 1, 34-43, 2013. DOI: 10.14583/2318-7670.v01n01a07

VAN DEN HURK, B.; BRACONNOT, P.; EYRING, V.; FRIEDLINGSTEIN, P.; GLECKLER, P.; KNUTTI, R.; TEIXEIRA, J.; Avaliando a confiabilidade dos modelos climáticos, CMIP5. Ciência do Clima para Servir a Sociedade. Holanda, Springer. V, 2, 237 – 248, 2018.

WHEELER, T.; VON BRAUN, J.; Os impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar global. Ciência. v, 341, 508 – 513, 2013.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, P. A. da S. ., Querino, C. A. dos S. ., Querino, J. K. A. da S. ., Moura, M. A. L. ., Nunes, D. D. ., Machado, N. G. ., & Biudes, M. S. . (2023). Atualização do sistema de classificação climática de Köppen e Thornthwaite e Mather (1955) para o sul do Amazonas. Revista Do Departamento De Geografia, 43, e191137 . https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.191137