Agenda 2030, ODS e educação hídrica: revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.193690Palavras-chave:
Educação ambiental, Sustentabilidade, Recursos hídricosResumo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são, desde 2015, o principal eixo de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus diversos órgãos. Um dos focos, sobretudo do trabalho da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), é a educação, em diversos níveis, para os ODS. Considerando a integração e a interdisciplinaridade destes, além de sua possível relação com os temas que permeiam a Geografia, este trabalho se baseia na relação entre o ODS 4 – educação de qualidade, e o ODS 6 – água potável e saneamento, e tem como objetivo apresentar essa conexão, por meio de uma revisão sistemática da literatura aliada a uma análise bibliométrica sobre educação hídrica. Os resultados permitiram concluir que, apesar da relevância e multidisciplinaridade do tema, há uma lacuna sobre o assunto e que, na maior parte dos casos, a literatura sobre educação hídrica apresenta relatos de aulas e projetos pedagógicos escolares, nos quais, invariavelmente, a temática da água é utilizada apenas como pano de fundo para a aplicação e testagem de uma determinada metodologia pedagógica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, N. C. C.; SANTOS JUNIOR, C. F. dos; NUNES, A.; LIZ, M. S. M. de. Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, p. 481-500, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812019000200481&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2020.
ANNAN-DIAB, F.; MOLINARI, C. Interdisciplinarity: Practical approach to advancing education for sustainability and for the Sustainable Development Goals. The International Journal of Management Education, v. 15, n. 2B, p. 73-83, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1472811717300939. Acesso em: 19 nov. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CONAMA). Resolução nº 98, de 26 de março de 2009. Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação, o desenvolvimento de capacidades, a mobilização social e a informação para a gestão integrada de recursos hídricos no sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jul. 2009. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/cnrh/deliberacoes-cnrh-1/resolucoes/resolucao_98.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1991. 430 p.
ESPÍNDOLA, I. B.; LEITE, M. L. T. Cooperação e diplomacia hídrica: A contribuição das águas compartilhadas para a cooperação regional. NUPRI Working Paper. Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais: São Paulo, 2021. Disponível em: https://nupri.prp.usp.br/working-papers/. Acesso em: 21 maio 2021.
FU, H.; XIAOJUN, L. A Study on the Impact of Environmental Education on Individuals' Behaviors Concerning Recycled Water Reuse. EURASIA Journal of Mathematics Science and Technology Education, v. 13, n. 10, p. 6715-6724, 2017. Disponível em: https://www.ejmste.com/download/a-study-on-the-impact-of-environmental-education-on-individuals-behaviors-concerning-recycled-water-5060.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p. 57-73, set.2019/fev.2020. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 9 nov. 2022.
GLOBAL TASKFORCE; UN-HABITAT; UNDP. Primeiro Módulo de Capacitação sobre Localização dos ODS. Traduzido pela Confederação Nacional de Municípios do Brasil. Barcelona: Global Taskforce, UN-Habitat e UNDP, s.d. Disponível em: https://www.local2030.org/library/348/8/Guia-para-o-capacitadorPrimeiro-Modulo-de-Capacitacao-sobre-Localizacao-dos-ODS.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.
GONÇALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005. 152 p.
GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; SOUZA, D. T. P. de; MONTEIRO, R. A. A. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Na Raiz, 2020.
GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL PARA A AGENDA 2030. IV Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável – Brasil. 2020. Disponível em: https://brasilnaagenda2030.files.wordpress.com/2020/08/por_rl_2020_web-1.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
HODSON, D. Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education. v. 25, n. 6, p. 645-670, 2010. doi: 10.1080/09500690305021. Acesso em: 02 mai. 2021.
HUTTON, G.; CHASE, C. The Knowledge Base for Achieving the Sustainable Development Goal Targets on Water Supply, Sanitation and Hygiene. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 13, n. 6, p. 1-35, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303597267_The_Knowledge_Base_for_Achieving_the_Sustainable_Development_Goal_Targets_on_Water_Supply_Sanitation_and_Hygiene. Acesso em: 18 nov. 2020.
LOTZ-SISITKA, H. Positioning southern African environmental education in a changing context. Howick: Share-Net and SADC REEP, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316740404_Positioning_southern_African_environmental_education_in_a_changing_context. Acesso em: 04 fev. 2019.
MCCARROLL, M.; HAMANN, H. What We Know about Water: A Water Literacy Review. Water Journal. v. 12, n. 10, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-4441/12/10/2803/htm. Acesso em: 31 out. 2020.
MORENO-GUERRERO, A. J.; ROMERO-RODRÍGUEZ, J. M.; LÓPEZ-BELMONTE, J.; SANTIAGO, A. L. Flipped Learning Approach as Educational Innovation in Water Literacy. Water, n. 12, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339505636_Flipped_Learning_Approach_as_Educational_Innovation_in_Water_Literacy. Acesso em: 31 out. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Assembleia Geral. Resolução 64/A/RES/64/292, de 28 de julho de 2010. Resolución aprobada por la Asamblea General el 28 de julio de 2010: El derecho humano al agua y el saneamiento. Nova York, 2010. Disponível em: https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N09/479/38/PDF/N0947938.pdf?OpenElement Acesso em: 09 nov. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL (ONUBR). Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6. Brasília: Organização das Nações Unidas, 2018. Disponível em: http://www.institutobrasilrural.org.br/download/20200425201514.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
ORTIGARA, A. R. C.; KAY, M.; UHLENBROOK, S. A Review of the SDG 6 Synthesis Report 2018 from an Education, Training, and Research Perspective. MDPI, v. 10, n. 10, p. 01-22, 2018. Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-4441/10/10/1353. Acesso em: 19 nov. 2020.
PÉREZ, L. G.; PÉREZ, J. G. Los mapas conceptuales como instrumento de evaluación: Una experiencia de educación ambiental centrada en el estudio de ecosistemas acuáticos. Actualidades Investigativas en Educación, v. 18, n. 1, p. 1-35, 2018. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032018000100442&lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2020.
PICCOLI, A. S.; KLIGERMAN, D. C.; COHEN, S. C.; ASSUMPCAO, R. F. A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 3, p. 797-808, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000300797&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 nov. 2020.
RÊGO, J. R. S. do; LIMA, A. M. M. de. A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, v. 35, n. 2, p. 155-172, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7713. Acesso em: 20 out. 2020.
RIBEIRO, W.C. (org.) Governança da água no Brasil: uma visão interdisciplinar. São Paulo: Annablume; Fapesp; CNPq, 2009. 379 p.
RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: problemática, tendências e desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2010. 244 p.
SAUVÉ, L; BERRYMAN, T; BRUNELLE, R. Three Decades of International Guidelines for Environment-Related Education: A Critical Hermeneutic of the United Nations Discourse. Canadian Journal of Environmental Education, n. 12, p. 33-54, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228629580_Three_decades_of_international_guidelines_for_environment-related_education_A_critical_hermeneutic_of_the_United_Nations_discourse. Acesso em: 01 abr. 2020.
SILVA, V. R. da; LORENZETTI, L. A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação e Pesquisa, n. 46, p. 1-21, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100565&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 nov. 2020.
SCHWARZ, M. L.; HERMANN, T. M; COSTANZA, M.; GOLDBERG, L. Chuva, como te queremos!: representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 651-669, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132016000300651&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2020.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT SOLUTIONS NETWORK (SDSN). Accelerating Education for the SDGs in Universities: a guide for universities, colleges, and tertiary and higher education institutions. New York, Sustainable Development Solutions Network (SDSN): 2020. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/be6d1d56/files/uploaded/accelerating-education-for-the-sdgs-in-unis-web_zZuYLaoZRHK1L77zAd4n.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
UNESCO; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA REPÚBLICA DA KOREA; UNDP; et al. Declaração de Incheon: Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. UNESCO. 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000233137_por. Acesso em: 14 jan. 2020.
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO Brasil, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 07 jun. 2020.
UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME (UNEP), GRID ARENDAL AND BEHAVIOURAL INSIGHTS TEAM. The little book of green nudges: 40 nudges to spark sustainable behavior on campus. Nairobi and Arendal: UNEP and GRID-Arendal, 2020. Disponível em: https://www.unep.org/resources/publication/little-book-green-nudges. Acesso em: 12 out. 2020.
UN-WATER. Summary Progress Update 2021: SDG 6 — water and sanitation for all. Genebra: UN-Water, 2021. Disponível em: https://www.unwater.org/publications/summary-progress-update-2021-sdg-6-water-and-sanitation-for-all/. Acesso em: 17 mar. 2021.
VO, T.; FORBES, C.; ZANGORI, L.; SCHWARZ, C. Longitudinal investigation of primary inservice teachers’ modelling the hydrological phenomena. International Journal of Science Education, v. 41, n. 18, p. 2788-2807, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500693.2019.1698786?journalCode=tsed20. Acesso em: 18 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiana Pegoraro Soares, Milena Moreira Melo, Liliane Matos Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).