Futebol, negócio e globalização
clubes brasileiros na nova era do multi-club ownership
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.203847Palavras-chave:
futebol, clubes, multi-club ownership, BrasilResumo
O futebol adquiriu novas formas de organização em um período marcado pelo meio técnico-científico-informacional, em que empresas se tornam globais. Dentre essas maneiras, está a apropriação de clubes de futebol locais por empresários e corporações globais, que recorrentemente se tornam proprietários de mais de um clube. Para designar a existência de diversas agremiações controladas pelo mesmo proprietário, utiliza-se a sigla MCO (multi-club ownership). O capital privado sediado nos Estados Unidos tem aumentado consideravelmente seu interesse no futebol e canalizado largos investimentos no esporte. No Brasil, a venda de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) de Botafogo de Futebol e Regatas e 70% da SAF Club de Regatas Vasco da Gama para companhias norte-americanas em 2022 são os principais exemplos desse fenômeno. Este estudo analisa a interação em redes de clubes de futebol a partir do surgimento de MCO, com ênfase na nova onda de investimentos estadunidenses em clubes de futebol no Brasil. O artigo busca responder a seguinte questão: esta onda de investimento reforça a introdução subordinada dos clubes numa organização operacional em redes? Observou-se que a onda atual de investimentos dos EUA em clubes de futebol no Brasil ampliou o fenômeno de MCO, permitindo a subordinação de clubes locais a uma estrutura centralizada, especialmente a partir da implementação das SAFs.
Downloads
Referências
BENSINGER, Ken. Red Card: How the U.S. Blew the Whistle on the World's Biggest Sports Scandal. New York: Simon & Schuster, 2018.
BOCCHIERI, D. 2017. Multi-club ownership in football as diversification of the business portfolio. Calcio e Finanza. Disponível em: https://en.calcioefinanza.com/2017/05/31/multi-club-ownership-football-rising-business-strategy/
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Boitempo Editorial, 2017.
DIAS, Leila Christina. Redes: emergência e organização. In: CASTRO, et. al. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1995.
DICKEN, Peter. Global Shift: The internationalization of economic activity. London: Paul Chapman, 1992.
GIMENEZ, Alexandre. Parmalat atinge a 50ª contratação. Folha de SP, 13 jan 1998. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk130101.htm>.
LEITE JUNIOR, Emanuel; RODRIGUES, Carlos. “‘Soft power’ e futebol: os casos de Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita”. In: SANTOS SIMÕES, Irlan (Org.). Clube Empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol. Rio de Janeiro: Corner, 2020. p. 298-331
FRANZINI, G., 2004. Il crac Parmalat. Storia del crollo dell'impero del latte. Roma: Editori riuniti.
OFF THE PITCH. Growth of almost 700 per cent of number of clubs being part of Multi Club Ownership since 2017, 8 mar 2022. Disponível em: <https://offthepitch.com/a/growth-almost-700-cent-number-clubs-being-part-multi-club-ownership-2017>.
PASTORE, L. Third party ownership and multi-club ownership: where football is heading for. Rivista Di Diritto Ed Economia Dello Sport, vol. 14, n. 1, 23-58, 2018.
PISANI, João Ricardo. Multi-club ownership: um novo estágio da globalização dentro do futebol. In: SANTOS, Irlan Simões da Cruz. Clubes empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol. abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol. Rio de Janeiro: Corner, 2020. Cap. 13. p. 332-354.
RUMSBY, B. The Pozzo family have built a footballing empire, but it has not been without controversy. The Telegraph, 24 out 2016. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/football/2016/10/24/the-pozzo-family-have-built-a-footballing-empire-but-it-has-not/
REID, S. The Definitive Guide to Multi-Club Ownership, Episode 1: Introduction and The Pozzos. By Far The Greatest Team, 5 mai 2017. Disponível em: <https://www.byfarthegreatestteam.com/posts/definitive-guide-multi-club-ownership-episode-1-introduction-pozzos/>.
SAID, Nick. “The rise and fall of Ajax Cape Town”. New Frame, 14 out 2020. Disponível em: <https://www.newframe.com/the-rise-and-fall-of-ajax-cape-town/>.
SANTOS, Irlan. Clubes empresa: histórico, impacto reais e abordagens alternativas. In: SANTOS, Irlan Simões da Cruz. Clubes empresa: abordagens críticas globais às sociedades anonimas no futebol. abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol. Rio de Janeiro: Corner, 2020. Cap. 1. p. 28-70.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. Ed. 9. Reimpr – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
SMITH, J. Man City’s Disney-esque quest for world domination... in football and beyond. Goal.com, 26 mar 2020. Disponível em: <https://www.goal.com/en/news/man-city-world-domination-football-beyond/7brzd2yykptc1oingj1sh00jh>.
TEJWANI, K. Wings of change: How the world’s biggest energy drink manufacturer made a Mark in football. Pitch Publishing, 2020.
THE ATHLETIC. From Red Bull to Barnsley: Does owning multiple clubs actually work?, 19 fev. 2022. Disponível em: <https://theathletic.com/3135274/2022/02/19/does-owningmultiple-clubs-actually-work/>.
THE RINGER. A New Wave of American Buyers Has Set Its Sights on European Soccer. 27 jan. 2022. Disponível em: https://www.theringer.com/soccer/2022/1/27/22891886/american-investors-european-soccer
TRIBUNA EXPRESSO. Entrevista a Robert Platek, o investidor do Casa Pia: “O futebol não é onde fazes muito dinheiro. Se queres fazer dinheiro, compra imóveis”. 28 ago 2022. Disponível em: < https://tribuna.expresso.pt/entrevistas-tribuna/2022-08-28-Entrevista-a-Robert-Platek-o-investidor-do-Casa-Pia-O-futebol-nao-e-onde-fazes-muito-dinheiro.Se-queres-fazer-dinheiro-compra-imoveis-5385d13d>.
WALLERSTEIN, Immanuel. El moderno sistema mundial. Madri: Siglo Veintiuno, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Irlan Simões Santos, Jonathan Ferreira, João Ricardo Pisani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).