Homofobia e docência: as dificuldades que docentes homossexuais encontram na prática profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.205031

Palavras-chave:

Escola, Homossexualidade, Vivência Profissional

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como a homofobia impacta na vivência profissional de docentes homossexuais, do município de Ponta Grossa, Paraná. Para tanto, foram realizadas 5 (cinco) entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado voltado a docentes gays da referida cidade, com vistas a identificar como a homofobia é (re)produzida através do espaço escolar e quais fatores a tornam um fenômeno institucional, visto que impacta a vivência profissional e particular destes profissionais. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas, analisada e sistematizadas num banco de dados a partir do software livre e de código aberto LibreOffice, valendo-se da análise de conteúdo do discurso. A partir dos resultados, evidencia-se que os docentes sofreram atitudes homofóbicas em todos os níveis escolares, mesmo quando estes eram apenas discentes. Além disso, foi possível identificar que todas as esferas que compõem o espaço escolar propagam discriminações e preconceitos contribuindo para um continuum do fenômeno homofóbico. Desta forma, os professores são coagidos a não expressar sua sexualidade; sofrem censura por parte da coordenação e direção a respeito de discussões sobre esta temática; estão expostos a contínuos enfrentamento com discentes e demais equipe pedagógica; há uma maior cobrança em relação a sua prática profissional, além da dificuldade em se relacionar com demais colegas de profissão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. (Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira) Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

COELHO, L. J. Diversidade sexual e Ensino de Ciências: buscando sentidos, Bauru – SP, 2014.

ERBISTI, M. S. Homofobia: a sexualidade na escola, preconceito explícito ou velado?. 2011. Monografia. (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar), UaB/UnB, Brasília.

ESPERANÇA, A. C.; SILVA, I. R.; NEVES, A. L. M.; Significados e sentidos sobre homossexualidade entre docentes: uma análise sócio histórica. Temas em Psicologia. v.23, n.3, 739-749, 2015.

FURLANI, J. Direitos humanos, direitos sexuais e pedagogia queer: o que essas abordagens têm a dizer à educação sexual?. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Unesco, 2009. p. 293-324.

JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas Escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Unesco, 2009. p. 13-51.

KURASHIGE, K. D.; REIS, A. F. O processo de afirmação da orientação sexual e suas implicações na vida familiar. Interfaces da Educação. v.1, n.3, 93-102, 2010.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: vozes, 2013.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, G. L. Heteronormatividade e Homofobia. In: JUNQUEIRA, R. D. (org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 85 - 93.

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MENEZES, M. S.; SILVA, J. P. Serviço Social e homofobia: a construção de um debate desafiador. Revista Katálysis. v.20, n. 1, 122-129, abr. 2017.

MINUCHIN, P.; COLAPINTO, J.; MINUCHIN, S. Trabalhando com famílias pobres. Porto Alegre: Artes Médicas. 1999.

PRADO, A. L.; BRESSAN, R. A. O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. Revista Psicopedagogia. v.33, n.100, p. 103-109, 2016.

PRADO, M. A. M.; JUNQUEIRA, R. D. Homofobia, hierarquização e humilhação social. In: VENTURI, G.; BOKANY, V. (Org.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 51-72.

RIBEIRO, P. R. C.; SOARES, G. F.; FERNANDES, F. B. M. A ambientalização de professores e professoras homossexuais no espaço escolar. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Unesco. Brasília, 2009. p. 13-51.

RODRIGUES, A. R. F.; SALLES, G. D. Educação Sexual, Gênero e Diversidade Sexual: formação de professoras e alunas multiplicadoras como metodologia de ensino. In: II Simpósio Gênero e Políticas Públicas, 2011, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011. p.1-13.

SANTOS, A. E. C.; ORNAT, M. J. Pelo Espelho de Alice: homofobia, espaço escolar e prática discursiva docente. Curitiba: Appris, 2017.

SEPULVEDA, D. A religião e a homofobia no cotidiano escolar. Revista nuestrAmérica. v.4, n.8, 120-36, 2016.

SILVA, J. M.; ORNAT, M. J. Corpo como espaço: um desafio à imaginação geográfica. In: PIRES, C. L. Z.; HEIDRICH, Á. L.; PINÓS DA COSTA, B. (Orgs). Plurilocalidade dos sujeitos: representações e ações no território. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, p. 56-75, 2016.

SIQUEIRA, M. V. S. et al. Homofobia e Violência Moral no Trabalho no Distrito Federal. O&s, Salvador. v.16, n.50, 447-461, 2009.

VILLEGAS-SIMÓN, I.; ANGUO-BRUNET, A.; LIU, K. Homofobia y recepción de personajes lésbicos en narrativas audiovisuales. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”. v.11, n.1, 90-109, 2016.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lima, K. K. G. de, & Santos, A. E. C. dos. (2023). Homofobia e docência: as dificuldades que docentes homossexuais encontram na prática profissional. Revista Do Departamento De Geografia, 43, e205031 . https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.205031