A DINÂMICA PERVERSA DO SUBDESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1991.0005.0006Palavras-chave:
política econômica, desenvolvimento econômico, mudança social.Resumo
Reflexões sobre o modo e ocasião de ocorrência de uma alteração significativa de determinada organização social. Importância de reformas sucessivas encaminhadoras para um novo quadro, numa dinâmica mais coerente e firme de mudança social. Na ausência dessa possibilidade, poder-se-ia chegar a um processo de transformação violento. Revolução que traria as conseqüentes perdas materiais, de vidas humanas e mesmo de experiências e conhecimentos acumulados, mas que, devido às resistências à mudança dos grupos de interesse dominantes, tornar-se-ia praticamente inevitável para se desobstruir o caminho do progresso.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-11-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Nascimento, B. H. (2011). A DINÂMICA PERVERSA DO SUBDESENVOLVIMENTO. Revista Do Departamento De Geografia, 5, 47-51. https://doi.org/10.7154/RDG.1991.0005.0006