LIMITAÇÕES E COEXISTÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1992.0006.0008Palavras-chave:
política econômica, desenvolvimento econômico, nacionalismo, intervencionismo estatal.Resumo
O nacionalismo e a intervenção estatal foram, respectivamente, os elementos motriz e condutor do desenvolvimento dos Países Centrais. Somente após terem atingido esta meta é que as nações aceitaram, antes no nível do discurso que no da prática, o liberalismo. No mundo subdesenvolvido, a intervenção estatal fiscalizada e partilhada com os sindicatos de trabalhadores, deveria atingir diretamente as empresas de grande porte. Enquanto isso, empresas médias e pequenas poderiam operar independentemente, garantindo, assim, maior flexibilidades e maneabilidade à economia. Esse setor privado necessita, no entanto, ser fiscalizado e controlado pelo Governo, ao mesmo tempo que a propriedade de suas unidades precisa ser partilhada entre todos os que nela trabalham. Por outro lado, as posições de chefia e coordenação deveriam ser ocupadas por pessoas mais capazes e aptas ao desempenho dessas funções, mas sempre com a concordância e aprovação da comunidade diretamente interessada e atingida pelos seus atos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-11-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Nascimento, B. H. (2011). LIMITAÇÕES E COEXISTÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO. Revista Do Departamento De Geografia, 6, 91-104. https://doi.org/10.7154/RDG.1992.0006.0008