A análise do uso da terra no entorno do trecho oeste do Rodoanel Mario Covas na cidade de São Paulo por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2011.0021.0002Palavras-chave:
Uso da Terra, Eixo Viário, Rodoanel Mario Covas, RMSP, Sensoriamento RemotoResumo
A construção de uma rodovia pode interferir na dinâmica urbana na medida em que transforma o uso da terra nas suas proximidades. O trecho oeste do eixo viário Rodoanel Mario Covas na RMSP, nos bairros Perus e Jaraguá na cidade de São Paulo, foi estudado por meio da caracterização do uso da terra em seu entorno. Para tanto foi realizado um levantamento de informações com trabalhos de campo e foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto para o mapeamento. Em um Sistema de Informações Geográficas foram feitos dois tipos de classificação digital, a analógica e a automática, em uma imagem de alta resolução (IKONOS do ano de 2002) e em fotografias aéreas do ano de 1994. Pela análise comparativa observou-se que a classificação analógica foi a mais adequada para a análise temporal, pois permitiu a elaboração de mapas temáticos e melhor visualização dos resultados. Com a análise quantitativa das classes geradas e trabalhadas, concluiu-se que,do ano de 1994 ao ano de 2002, a área verde densa aumentou, a área de gramínea e árvores esparsas diminuiu, a área de solo exposto diminuiu e a área construída aumentou. Os resultados foram organizados em mapas temáticos ilustrando a análise temporal realizada.
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