COSTA ACUMULATIVA DO RIO JABOATÃO AO CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE – BRASIL: PROCESSOS TRANSFORMADORES DO OLHAR DISTRAÍDO AO OLHAR DIRIGIDO NA EFICÁCIA DE PRODUZIR MUDANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2011.0021.0008Palavras-chave:
Geodinâmica, Fragilidade, Gênese Quaternária, Erosão CosteiraResumo
Os sistemas geográficos das zonas costeiras têm sofrido grandes modificações devido ao seu alto grau de fragilidade, por sua geodinâmica e por constituir espaço de interfaces. Em particular os costeiros das zonas tropicais. Nesse sentido, a pesquisa tem como objeto a costa acumulativa do setor sul da zona costeira do Estado de Pernambuco, correspondendo ao espaço intersticial entre a Praia de Gaibu e a foz do rio Jaboatão, somado ao seu objetivo de analisar em plano evolutivo o ambiente costeiro de forma que, como objeto dinâmico reflita ambientes acumulativos marinhos, flúvio-marinhos e formas de ocupação do solo, visando identificar os reflexos da ação antrópica no sistema. Para obtenção dos dados realizou-se levantamento bibliográfico, avaliação de imagens cósmicas da área e análise de indicadores ambientais, sociais, culturais e econômicos. Métodos eficazes luminosos que passam a indicar costas acumulativas e praiais a saírem do foco opaco à eficácia de produzir mudanças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).