Distribuição geográfica e época de florescimento do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata LAM. – LEGUMINOSAE)
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0002Palavras-chave:
Pau-brasil, Caesalpinia echinata, Distribuição geográfica, Floresta Atlântica.Resumo
As atividades agropecuárias e florestais e a expansão dos centros urbanos levaram à eliminação de grandes áreas da Floresta Pluvial Atlântica, onde ocorre o pau-brasil. A espécie é considerada em perigo de extinção e, por seus valores histórico, simbólico e cultural, é a árvore nacional. Buscaram-se informações sobre sua distribuição geográfica em consulta a herbários, por meio de revisão bibliográfica e pela realização de trabalho de campo. Elaboraram-se mapas da distribuição geográfica do pau-brasil a partir dos locais de coleta constantes nos rótulos das 196 exsicatas consultadas; e, pelas coordenadas geográficas das populações de pau-brasil encontradas durante o trabalho de campo. A falta de levantamentos florísticos dificultou a determinação mais precisa de sua distribuição geográfica atual. Os mapas produzidos têm importância para implantação de novas unidades de conservação, criação de corredores ecológicos e realização de estudos de dinâmica e variabilidade genética das populações remanescentes, entre outras aplicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).