Evolução do uso do solo e da cobertura vegetal na região da Serra do Boturuna, Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0004Palavras-chave:
Serra do Boturuna, Área Natural Tombada, Uso e Ocupação do Solo, Geoprocessamento.Resumo
Esta pesquisa analisou a evolução do uso do solo e da cobertura vegetal na região da Serra do Boturuna, Estado de São Paulo. Essa região possui uma estrutura paisagística peculiar, o que contribuiu para o seu tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A análise baseou-se nos mapeamentos de uso e ocupação do solo referente aos anos de 1986 e de 2002 efetuados pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). A utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) possibilitou a geração de mapas e de dados quantitativos sobre a evolução do uso do solo e da cobertura vegetal na região. As áreas de cobertura vegetal obtiveram as maiores modificações no período, assim, destaca-se o aumento da cobertura florestal e a diminuição das áreas compostas por capoeiras e por campos. Dessa forma, por meio desses dados é possível sugerir que o tombamento da serra, possivelmente, contribuiu para a preservação e o aumento da cobertura florestal na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).