Análise das transformações morfodinâmicas em sítio urbano: o caso da Vila Augusta - Região Metropolitana de Porto Alegre - RS
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0006Palavras-chave:
Morfogêneses, Transformações morfodinâmicas, Inundações, Estudo de caso.Resumo
A Vila Augusta, localizada na periferia da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, freqüentemente é afetada por inundações. Para embasar o fenômeno das inundações e criar elementos de reflexão sobre a eficiência das medidas preventivas adotadas na Vila Augusta, foram desenvolvidas atividades de interface gabinete-campo, de levantamentos bibliográficos, produção de documentos cartográficos, vistorias e entrevistas sobre área de estudos que, especialmente embasadas em ROSS (1992) e FUJIMOTO (2001), objetivaram análises de transformações morfodinâmicas, associadas às intervenções antrópicas, nos padrões de formas semelhantes do relevo da bacia hidrográfica em que se insere a Vila. As intervenções sócio-ambientais, na Vila e em sua bacia hidrográfica de inserção, alteram dinâmicas naturais e inserem outros ritmos ao ambiente, sobretudo, com relação aos processos de erosão e deposição, intensificando-os. As tentativas de resolução das inundações na Vila estão centradas em intervenções infra-estruturais junto aos canais fluviais que a drenam. Todavia, tratam-se as inundações de fenômenos que reflexos das transformações morfodinâmicas no contexto das vertentes da bacia hidrográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).