Avaliação do impacto humano da urbanização em sistemas hidro-geomorfológicos. Desenvolvimento e aplicação de metodologia na grande São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0008Palavras-chave:
Geomorfologia Aplicada, Avaliação do Impacto Humano, Região Metropolitana de São Paulo, Geomorfologia Fluvial, Geoindicadores.Resumo
Estudos voltados a sistemas hidro-geomorfológicos como o de bacias hidrográficas urbanas com diferentes graus e padrões de intervenção antrópica, vem sendo realizados para a Grande São Paulo de forma a aplicar procedimentos metodológicos propostos em RODRIGUES (1990, 1997, 1999, 2004 e 2005). Partindo-se de princípios selecionados de amplas revisões teórico-metodológicas nas áreas de Geografia Física e Geomorfologia, esses estudos vêm demonstrando a aplicabilidade da antropogeomorfologia e da cartografia geomorfológica retrospectiva para identificação e aplicação de indicadores e parâmetros de avaliação dos efeitos das intervenções antrópicas nesses sistemas. Também têm evidenciado a necessidade de se considerar, simultaneamente, dois tipos de abordagem: as abordagens históricas em Geomorfologia integradas a parâmetros quantitativos, esses dependentes de séries históricas de dados padronizáveis e, por vezes, obtidos apenas em pesquisas arquivísticas. Propõe-se um quadro de indicadores potenciais para as referidas avaliações, em que se articulam esses indicadores a sistemas hidro-geomorfológicos afetados e à natureza da mudança, demonstrando-se correlações relevantes. A aplicação dessa metodologia e dos indicadores por ela identificados têm evidenciado que ao longo do último século, a intervenção antrópica acumulada em sistemas hidro-geomorfológicos da Região Metropolitana de São Paulo vem gerando eventos cuja magnitude e frequência apresentam valores semelhantes às de eventos naturais anômalos ou extremos. Por outro lado, a abordagem também tem permitido relacionar as intervenções e seus efeitos a importantes atores sociais no processo histórico de produção do espaço urbano, colaborando com gestão pública territorial e ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).