Espacialidades e temporalidades da presença Galega na cidade de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2006.0019.0001Palavras-chave:
Espacialidades, temporalidades, cidade do Salvador, comunidade GalegaResumo
Este trabalho analisa as formas de articulação espacial da comunidade galega de Salvador de 1853, quando da deliberação espanhola autorizando a emigração de seus cidadãos, a 2000, ano da inauguração, na orla soteropolitana, de um marco da presença do grupo: o Cruzeiro Galego. Sendo uma contribuição à Geografia Histórica, utilizou-se uma periodização que expressa os ritmos e estratégias de ocupação dos espaços intra-urbanos de Salvador. Busca refletir a respeito dos meios pelos quais os membros da comunidade galega de Salvador produziram espacialidades e temporalidades que se mostram em consonância com os ritmos universais da existência humana, mas que, por vezes, só são entendidos na realidade peculiar desses imigrantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).