El muestreo. Una experiencia docente de investigación en Geografia
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2006.0019.0003Palavras-chave:
Centros poblados, Muestreo, Estratos geográficosResumo
Este artículo describe una metódica educativa para estudiantes no graduados. En él se muestran los pasos para enseñanza y aprendizaje de una labor investigativa en el área de la geo-historia y la sociocultura. Esta propuesta sugiere actividades tales como: orientación a los participantes, visitas a centros poblados y elaboración de informes de las mismas. Todas estas actividades, fundamentalmente, sirvieron de apoyo a un proyecto de investigación sobre los centros poblados de la Cuenca del Lago de Maracaibo. Sin embargo, en lo correspondiente a este trabajo el propósito consistió en obtener muestras de centros poblados a través del muestreo estratificado geográfico para, posteriormente, continuar con el diseño de encuesta en La investigación macro. El aspecto referente al proceso para la obtención de muestras se presenta en este trabajo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).