O espaço na narrativa: uma leitura do conto 'preciosidade'
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2006.0019.0005Palavras-chave:
Espaço, Narrativa, Clarice Lispector, Geografia e Literatura.Resumo
O espaço na narrativa ficcional tem sido pouco discutido como foco central das análises literárias e geográficas. Assim, com base nas proposições de Osman Lins e no conto “Preciosidade”, de Clarice Lispector, pretendemos identificar a necessidade de ampliação de uma leitura mais teórico-metodológica das possibilidades de estabelecimento da relação entre Geografia e Literatura. Para tanto, realizaremos, inicialmente, uma apreciação breve e sucinta do trabalho Lima Barreto e o espaço romanesco de Osman Lins, procurando identificar contribuições e limites, bem como a possibilidade de diálogo com a Geografia, e, em seguida, faremos uma análise e interpretação do conto “Preciosidade”, identificando a relação existente entre o espaço, o desenvolvimento do enredo e a construção dos sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).