Classificação das áreas de recarga do sistema Aqüífero Guarani no Brasil em domínios pedomorfoagroclimáticos – subsídio aos estudos de avaliação de risco de contaminação das águas subterrâneas
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2006.0018.0007Palavras-chave:
Estudos ambientais, Área de recarga, Risco de contaminação, Sistema Aqüífero Guarani.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo classificar as áreas de recarga do Aqüífero Guarani, em território brasileiro, em porções definidas como Domínios Pedomorfoagroclimáticos, como subsídio aos estudos ambientais, sobretudo àqueles de avaliação de risco e de apoio à gestão sustentável destas áreas. Nesse sentido, foi adotada parte da proposta de AB'SABER (1970) - Domínios Morfoclimáticos, em combinação com parte da proposta de RESENDE et al. (1995) - Domínios Pedobioclimáticos, incorporando o uso agrícola que satisfaz o princípio do tetraedro ecológico e das variáveis necessárias aos estudos de avaliação de risco ambiental. A metodologia de classificação dos domínios obedeceu às diferenças existentes entre as variáveis solo, morfologia, uso agrícola e clima, por região ou estado, caracterizadas por valores médios ou informações mais representativas. Os resultados obtidos permitiram a divisão da área em oito domínios, com subdivisões em alguns casos, com inferências sobre uma caracterização preliminar de riscos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).