Os resultados da Rio +10
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2002.0015.0003Palavras-chave:
Meio ambiente, Acordos ambientais, Desenvolvimento sustentável.Resumo
A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS), a chamada Rio+10, teve lugar em Johannesburgo (África do Sul)em 2002 e foi a sucedânea natural de dois eventos: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD),ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 (a chamada Rio 92); e a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH),ocorrida em Estocolmo em 1972. Sua importância vem da necessidade da humanidade chegar a um acordo a respeito do grau deinterferência antrópica sobre o meio ambiente. O objetivo do texto é o de fazer um relato das principais decisões da Rio+10 utilizando comofonte os documentos oficiais do evento e avaliando a evolução e a coerência relativamente às conferências anteriores. Tecemos tambémconsiderações sobre os compromissos assumidos mostrando algumas implicações para o caso brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).