Às margens do rio: educação intercultural e professores indígenas

Autores

  • Renato Antônio Gavazzi

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2001.0014.0003

Palavras-chave:

Interculturalidade, Ambiente, Educação indígena.

Resumo

Este estudo focaliza a questão ambiental como tema transversal da geografia no currículo dos cursos de treinamento para professores indígenas coordenados pelo autor no Parque do Xingu, habitado por quatorze grupos étnicos diferentes. A discussão do gerenciamento ambiental dos recursos hídricos em terras indígenas destaca aspectos pedagógicos e políticos, o problema das terras ocupadas por grandes propriedades e a contaminação da água e destruição dos rios decorrentes. Os cursos de treinamento estimulam os professores a procurar soluções para esses problemas ambientais. O autor pesquisa a participação da sociedade civil na formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas que integram a Política Nacional de Recursos Hídricos. Enfatiza a necessidade de uma educação ambiental multicultural que integre os estudantes indígenas e a sociedade brasileira como forma de identificar, como país, novas formas de relacionamento com o ambiente.

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Publicado

2011-05-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gavazzi, R. A. (2011). Às margens do rio: educação intercultural e professores indígenas. Revista Do Departamento De Geografia, 14, 33-38. https://doi.org/10.7154/RDG.2001.0014.0003