O PLANO DIRETOR DE ARACAJU E SUAS CONTRADIÇÕES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Autores

  • Anselmo Belém Machado

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0010

Palavras-chave:

Plano Diretor, Desenvolvimento Urbano Sustentável, exclusão social.

Resumo

Este artigo tem o objetivo inicial de fazer uma análise crítica ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju e descrever a problemática urbana na cidade nos últimos anos. Com o processo de crescimento urbano intenso, Aracaju vem revelando a necessidade urgente de que seja elaborado um plano diretor de maneira democrática, que vise uma melhor qualidade de vida de sua população e de uma efetiva proteção ao meio ambiente. Em relação ao atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju, podemos afirmar que este “plano não é plano nem tão pouco pleno”, uma vez que reflete os interesses de uma minoria privilegiada pois as decisões de alteração e interferência no espaço urbano foram definidas de maneira a favorecer os agentes produtores do espaço urbano e os grupos privilegiados que estão atrelados a estes agentes. Em suma, este plano diretor não é pleno, já que favorece a minoria da população privilegiada em detrimento da grande maioria excluída dos direitos fundamentais expressos na Constituição Federal do Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

  • Anselmo Belém Machado
    Anselmo Belém MachadoNome em citações bibliográficasMACHADO, A. B.Sexo-MasculinoProfessor Adjunto 4 - Departamento de Geografia - Universidade Federal de Sergipe -UFS, Doutorando Universidade do Minho.Área de Atuaçãqo: Geografia Urbana, Geografia Humana, Geografia Política.Endereço profissional-Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Cidade Universitária Prof. José Aloisio de Campos, Jardim Rosa Elze Rosa Elze 49000-100 - Sao Cristovao, SE - Brasil Telefone: (79) 21056742Formação acadêmica/Titulação2011-2015Doutorando Universidade do Minho-Portugal.1986 - 1990Mestrado em Geografia (Conceito CAPES 3) . Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil. Título: Grande Aracaju: Processo de uma Metropolização emergente, Ano de Obtenção: 1990. Orientador: Heinz Dieter Heidemann. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, , . Palavras-chave: Metropolização; processo de urbanização; relação rural -urbana; impacto ambiental. Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Desenvolvimento Rural.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Machado, A. B. (2012). O PLANO DIRETOR DE ARACAJU E SUAS CONTRADIÇÕES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. Revista Do Departamento De Geografia, 24, 169-184. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0010