AS GEOGRAFIAS DA MODERNIDADE - GEOGRAFIA E GÊNERO - MULHER, TRABALHO E FAMÍLIA. O EXEMPLO DA ÁREA DE RIBEIRÃO PRETO-SP
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1998.0012.0001Palavras-chave:
mulher, agricultura, cana-de-açúcar, Ribeirão Preto, famíliaResumo
O aumento da participação da mulher na força de trabalho foi constatado a partir de pesquisas de campo realizada em 1977, 1986 e 1995/96 na mais importante área canavieira do Estado de São Paulo – Ribeirão Preto. Foi feita pesquisa qualitativa com 43, 35 e 50 famílias respectivamente, levantando uma população de 323 pessoas em 1977, 162 em 1986 e 217 em 1995/96 para verificar, entre outros aspectos, como era a sobrevivência dessas famílias, nas quais pelo menos uma mulher, na casa, empregava sua força de trabalho na atividade ligada à agricultura canavieira. Nesses vinte anos de pesquisa, as mudanças foram significativas: aumento de número de pessoas trabalhadoras na família, diminuição de residentes na casa, crescente participação da mulher na força de trabalho, queda de fecundidade, aumento do número relativo de mulheres como cabeça da família, aumento do número de famílias monoparentais, etc.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).