A PAISAGEM X EVOLUÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM BERTIOGA, LITORAL PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1999.0013.0015Palavras-chave:
paisagem, uso do solo, ocupação do soloResumo
O intenso uso do meio ambiente pelo home tem sido colocado em questão e repensado. Para que aja uma avaliação adequada para posterior planejamento é necessário um estudo intenso das causas e conseqüências das modificações que tem ocorrido no meio natural. Bertioga é uma área onde a indústria do turismo tem ditado as diretrizes ao seu desenvolvimento, provocando grandes alterações em seu ambiente natural. Neste trabalho procurou-se analisar as modificações ocorridas no uso e ocupação da terra em Bertioga, litoral paulista. Com a utilização de fotografias aéreas de quatro períodos diferentes, 1962, 1977, 1986 e 1994, foram feitas análises para obtenção da evolução do uso do solo, colocando-as no contexto da época de cada período. Foram produzidos também mapas de evolução do uso e ocupação do solo em cada período e uma síntese desses mapas. Esses mapas foram produzidos com o uso de um SIG (Sistema de Informações Geográficas). Com as análises foi possível identificar as principais transformações na paisagem e potenciais conseqüências para o futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).