ESTUDO DE CASO: ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA (PCH)-QUELUZ-SP, NA BACIA DO RIO PARAIBA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0025.0006Palavras-chave:
Sociedade, Meio Ambiente, Pequena Central Hidrelétrica, Licenciamento ambiental, Avaliação de impacto ambiental.Resumo
A geração de energia elétrica é sempre uma atividade impactante do ponto de vista social e ambiental. Seja esta energia gerada por grandes ou pequenos empreendimentos, sempre ocorrerão impactos às comunidades locais, mesmo que em duração e intensidade diferentes. O presente artigo faz uma avaliação dos aspectos socioambientais da instalação de uma pequena central hidrelétrica, a PCH-Queluz-SP, na bacia do rio Paraíba do Sul. No RAP da PCH-Queluz é possível dizer que faltam informações e a participação pública e popular no processo de licenciamento é restrita e pouco eficaz, não ocorrendo presença efetiva da população na tomada das decisões. A maioria da população entrevistada é a favor da construção da PCH-Queluz, porém, grande parte dos entrevistados não conhece o empreendimento. Da maneira como é conduzido o licenciamento ambiental, fica a percepção de que muitas decisões são políticas e os aspectos técnicos são negligenciados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).