RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN’S) COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE MANDIRITUBA, PR
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0004Palavras-chave:
Planejamento da paisagem, Código florestal, Conservação da biodiversidade, Unidades de conservação.Resumo
Este trabalho objetivou apontar áreas propícias à constituição de Reservas Particulares do Patrimônio Natural no município de Mandirituba, Paraná. Foi realizado um mapeamento de áreas com potencial para estabelecimento deste tipo de unidade de conservação utilizando-se critérios relacionados ao tipo de cobertura vegetal, tipo de solo, declividade, uso e cobertura do solo.No software ENVI 4.8 realizou-se a classificação automática supervisionada de uso e cobertura do solo, enquanto os demais mapas e a quantificação dos resultados foram obtidos com auxílio do software ArcGIS 10. O cruzamento dos mapas temáticos pela técnica da álgebra de mapas originou o mapa dos diferentes níveis de potencialidade, sendo classificados em: Nulo, Baixo, Médio e Alto, de acordo com as características ambientais locais. Os resultados apontaram que 21,2% do território tem potencial Alto, 40,5% tem potencial Médio; 8,1% tem Baixo potencial e 30,2% tem potencial Nulo para constituição de RPPN’s. O estudo apontou as porções mais sensíveis do território municipal e que se tornando unidades de conservação podem contribuir na preservação dos recursos naturais que se encontram ameaçados pela permissividade do novo Código Florestal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).