ANOMALIAS EM PADRÕES DE REDES DE DRENAGEM COMO FATOR DE VERIFICAÇÃO DE NEOTECTÔNICA – UM ESTUDO DE CASO NAS SUB-BACIAS DO RIO MAMUABA-PB
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0010Palavras-chave:
Índices morfométricos, Neotectônica, Bacia HidrográficaResumo
Este trabalho pressupõe discorrer acerca da importância da análise de anomalias dos padrões de redes de drenagem em estudos de cunho neotectônico. Para a verificação de tais anomalias empregou-se como instrumentos primários os índices morfométricos RDE (Relação Declividade-Extensão) e RFAV (Razão Fundo/Altura de Vale), que serão utilizados para a análise geológico-geomorfológica das sub-bacias e para a detecção de evidências neotectônicas relacionadas às anomalias encontradas nos padrões da presente rede de drenagem. Foram selecionadas para a análise, as sub-bacias dos rios Jangada, Mundo Novo e do Grilo. Estas se encontram situadas sobre uma mesma litologia - a Formação Barreiras - camada de rochas sedimentares mal consolidadas de idade miocênica, que se depositam mais ou menos horizontalmente. Por conta dessas sub-bacias apresentarem seus padrões de drenagem atípicos ao seu embasamento, como por exemplo, rios retilíneos e encaixados, padrões em treliça e formas assimétricas, surgiu a necessidade da verificação dos processos geomorfológicos que condicionaram a evolução de sua drenagem. Com a aplicação dos índices morfométricos RDE e RFAV, obteve-se nos resultados valores que indicam que a área sobre a qual as sub-bacias estão situadas, provavelmente, sofreu atividades tectônicas recentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).