ASPECTOS MORFOESTRUTURAIS E MORFOESCULTURAIS DA SERRA DA CANASTRA E ENTORNO (MG)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.472Palavras-chave:
Geomorfologia, Geoprocessamento, Morfometria, Compartimentação GeomorfológicaResumo
A região escolhida para este estudo carece de um mapeamento geomorfológico sistemático em escala de semi-detalhe. Em função desta lacuna, tem-se como objetivo de realizar a caracterização geomorfológica da área da Serra da Canastra e entorno, utilizando como suporte teórico metodológico as propostas de Valeriano (2008), Florenzano (2008), Borges et al. (2007), Ross (1992), Silva (2012) e Casseti (2005), buscando realizar a compartimentação geomorfológica da área de estudo. Além do suporte teórico foram também utilizadas técnicas de Geoprocessamento para o tratamento de dados e obtenção de informações. Como resultado destes procedimentos foram gerados mapas de compartimentação morfoestrutural, a partir da análise geológica; morfoescultural, a partir da análise da topografia e rugosidade da imagem sombreada; lineamentos estruturais e formas escarpadas, a partir da foto interpretação de imagens e por fim gerou-se o mapa de compartimentação geomorfológica, que permitiu entender a organização geral do relevo regional e os principais processos morfogenéticos atuantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-07-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Souza, D. A. de, & Rodrigues, S. C. (2014). ASPECTOS MORFOESTRUTURAIS E MORFOESCULTURAIS DA SERRA DA CANASTRA E ENTORNO (MG). Revista Do Departamento De Geografia, 27, 47-66. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.472