DISPARIDADES TERRITORIAIS E CAPACIDADE DE GESTÃO DOS GOVERNOS MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.528Palavras-chave:
Desenvolvimento local, disparidades territoriais, avaliação dos territórios, políticas públicas locaisResumo
O artigo analisa algumas características específicas do desenvolvimento local a partir de informações estatísticas (IBGE, Perfil dos Municípios Brasileiros) considerando-as como indicadores da capacidade de funcionamento dos governos municipais e refletindo criticamente a respeito das disparidades no território brasileiro. Deste modo, contextualiza-se a problemática do desenvolvimento local nas ultimas décadas, destacando as direções do mesmo e suas tendências (1). O mapeamento de algumas variáveis servira como fundamento da analise dos vetores de políticas públicas (2) e em seguida, analisam-se as consequências sobre organização do espaço e as ações públicas decorrentes destas dinâmicas (3).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).