ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL POTENCIAL DOS SOLOS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.518Palavras-chave:
suscetibilidade, avaliação, planejamento.Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu em classificar os solos do estado do Paraná quanto à sua fragilidade, considerando os tipos de solo, além de analisar possíveis relações de conflito entre os resultados encontrados e as informações de aptidão para o uso do solo, com vistas ao subsídio de planejamentos com enfoque ambiental. Foi realizado o cruzamento entre informações temáticas sobre a classificação e aptidão dos solos referente ao estado do Paraná. Classificaram-se os solos conforme metodologia de análise empírica da fragilidade ambiental em muito fraca, fraca, moderada, forte e muito forte fragilidade, e analisados possíveis conflitos existentes quanto a essas aptidões de uso do solo em função das categorias de fragilidade definidas. A maior parte do estado (42,8%) foi classificado de fraca a muito fraca fragilidade, em função da predominância dos Latossolos e Argissolos. Os mapas de fragilidade potencial e aptidão do solo conflitaram-se em 28,9% da área observada, com predominância dos conflitos baixos, mas com aproximadamente 12 mil km2 de conflitos altos, o que indica a necessidade de ampliação das análises e estudos sobre a temática proposta objetivando contribuir com o planejamento territorial num enfoque ambiental, reduzindo-se incertezas e erros quanto ao uso dos solos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-02-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Melo, L. C. de, Sanquetta, C. R., Hentz, Ângela M. K., & Dalla Corte, A. P. (2015). ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL POTENCIAL DOS SOLOS DO PARANÁ. Revista Do Departamento De Geografia, 28, 101-111. https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.518