PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CLIMÁTICA: ESTUDO DE CASO EM COLÉGIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TOLEDO–PR
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.521Palavras-chave:
Percepção Ambiental e Climática, Climatologia, GeografiaResumo
A abordagem da percepção ambiental constitui-se em importante ferramenta para a compreensão da espacialidade e das formas de relacionamento entre os indivíduos ou sociedades com o meio onde habitam, sendo importante para o ensino de Geografia podendo contribuir para o desenvolvimento de consciência ambiental. Pesquisas acerca da percepção climática das crianças e/ou adolescentes tornam-se meio para analisar como elas se relacionam com o ambiente onde vivem e para ser possível entender a significância que é dada aos constituintes naturais (atmosfera, no caso) à sua qualidade de vida. A presente pesquisa visa entender de que forma as informações atmosféricas manifestadas no cotidiano são interpretadas por crianças do 6º ano de três colégios públicos de Toledo – PR. Foi desenvolvida por meio da aplicação de entrevistas estruturadas, seguindo metodologia divulgada por Maria da Graça Barros Sartori, em sua tese de doutorado na FFLCH/USP intitulada “Clima e Percepção”. A análise das entrevistas foi feita por interpretação de três termos-chave, sendo “manifestações atmosféricas”, “topofilia” e “topofobia”. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos entrevistados não se sente pertencente ao meio, não demonstra conhecimento sobre a dinâmica atmosférica e o sentimento predominante é o de medo em relação às manifestações atmosféricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).