A METRÓPOLE SOB A PERSPECTIVA DA ALIENAÇÃO E DA APROPRIAÇÃO DE ESPAÇOS: INCURSÕES PELO CENTRO ANTIGO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.524Palavras-chave:
alienação socioespacial, apropriação de espaços, vida cotidiana, centro antigo de São PauloResumo
O artigo se propõe a uma análise da metrópole sob a perspectiva da alienação e da apropriação de espaços, tomando-se como referência empírica a cidade de São Paulo e, mais especificamente, o seu centro antigo. Destacam-se ações e práticas sociais que sugerem contrapontos à mortificação do espaço, sinalizando a apropriações possíveis. Nota do artigo: Esse artigo, com modificações, é produto de minha pesquisa de pós-doutorado, intitulada “Territorializações intersticiais da apropriação de espaços na metrópole paulistana: utopias urbanas do desejo libertário”, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, entre março de 2012 e fevereiro de 2013, sob a supervisão da profa. Dra. Amélia Luisa Damiani
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).