Capacidades das instituições municipais de Proteção e Defesa Civil no Brasil: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.98715Palavras-chave:
Defesa Civil, desastres socioambientais, gestão de risco de desastres, Lei 12.608/12, identidade profissionalResumo
Há vários desafios para a atuação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil no Brasil. Procuramos traçar um panorama destes órgãos através de questionários direcionados aos seus agentes, e, também, identificar perspectivas de ações baseadas na legislação e nas diretrizes de gestão de risco de desastres no país. Verificamos que os agentes entendem ações relacionadas aos desastres socioambientais como sua principal atribuição, priorizando ações preventivas. Dificuldades comumente verificadas, como falta de equipamentos, instalações físicas precárias e baixa remuneração, não foram apontadas na pesquisa como os principais obstáculos para a realização dos trabalhos. Destaca-se, entretanto, a falta de apoio institucional, mencionada em 23,2% das respostas. O maior e mais importante desafio, entretanto, é a interação com a comunidade, crucial para o bom funcionamento da Defesa Civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).