Dinâmica Espacial e Sazonal da Temperatura, Umidade e Estresse Hídrico em Diferentes Tipos de Cobertura Vegetal

Authors

  • José Carlos de Souza Goiás State University image/svg+xml https://orcid.org/0000-0001-9760-6559 (unauthenticated)
  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Federal University of Southern Bahia image/svg+xml
  • Jocy Ana Paixão de Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Naia Godoy Padovanni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.144716

Keywords:

TVDI, NDVI, Landsat 8, Sazonalidade Climática.

Abstract

O estudo avaliou o padrão espacial e sazonal da temperatura de superfície, umidade do solo e estresse hídrico em diferentes coberturas do solo, utilizando técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A proposta foi aplicada na bacia hidrográfica do rio Una, no estado de São Paulo. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat 8, datadas de janeiro (período úmido) e agosto (período seco) de 2015. Aferiu-se a umidade do solo em trinta e cinco pontos amostrais e os resultados foram interpolados pelo método do Inverso do Quadrado da Distância. O Índice de ressecamento da vegetação por temperatura (TVDI)  foi gerado a partir da temperatura de superfície e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Os solos das culturas temporárias registraram as menores perdas em umidade para o período e as áreas de reflorestamento e campo alagado as maiores. O TVDI apresentou influência da sazonalidade climática, com menor estresse hídrico para as áreas de matas. Este índice mostrou-se apropriado para avaliar o déficit hídrico em diferentes coberturas do solo, com potencial para monitorar as perdas de umidade e secas severas da superfície terrestre, tanto sob efeito da sazonalidade climática quanto por ações antrópicas de transformação da paisagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • José Carlos de Souza, Goiás State University

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2001) Especialização em Geografia, Meio Ambiente e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás (2003), mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Física pela Universidade Federal de Goiás (2010) Doutor em Ciências Ambientais pelo ICT/Unesp - Sorocaba. Atualmente é professor DE da Universidade Estadual de Goiás, Campus Minaçu, atuando no ensino Pedologia e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. 

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes, Federal University of Southern Bahia

    Biólogo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Linha de Pesquisa: Análise, Planejamento e Gestão Ambiental). Atualmente é doutorando em Ciências Ambientais (Área de Concentração: Diagnóstico, Tratamento e Recuperação Ambiental / Linha de Pesquisa: Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Desenvolve e atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento e Gestão ambiental, associadas às tecnologias de geoprocessamento, SIG, sensoriamento remoto e cartografia digital e temática (mapeamento de uso da terra, cobertura vegetal e diagnóstico socioambiental), análise multicritério, zoneamento, unidades de conservação, bacias hidrográficas, ecologia da paisagem e educação ambiental. Tem experiência como educador ambiental e em trabalhos técnicos de elaboração de Plano de Manejo e Zoneamento Ecológico-Econômico de Unidades de Conservação e Bacias Hidrográficas.

  • Jocy Ana Paixão de Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial: PET Mata Atlântica através do Ministério da Educação. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e a atualmente doutoranda em Ciências Ambientais nesta mesma instituição.

  • Naia Godoy Padovanni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Geógrafa formanda pela Universidade Estadual em Campinas (Unicamp) e Mestre em Ciências Ambientais, ênfase em Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP). Atuação na área de ensino em Geografia e Projetos de Pesquisas relacionados a meio ambiente, geoprocessamento, licenciamento ambiental e gestão territorial.

  • Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP).

References

Published

2019-07-03

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Souza, J. C. de, Lopes, E. R. do N., Sousa, J. A. P. de, Padovanni, N. G., & Lourenço, R. W. (2019). Dinâmica Espacial e Sazonal da Temperatura, Umidade e Estresse Hídrico em Diferentes Tipos de Cobertura Vegetal. Revista Do Departamento De Geografia, 37, 80-94. https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.144716