Temperatura do Ar, Densidade de Volume Construído e Topografia em Belo Horizonte/MG
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.144667Palabras clave:
Cobertura do Solo, Relevo, Clima Urbano, Regressão Geograficamente PonderadaResumen
A temperatura do ar tem variação espacial em áreas urbanas decorrente de diversos fatores, dentre esses destacam-se o uso e ocupação do solo e a topografia. Este artigo apresenta uma aplicação do método de regressão geograficamente ponderada (geographically weighted regression - GWR) para avaliar a relação entre essas variáveis para o caso do município de Belo Horizonte (MG) em recorte temporal correspondente ao mês de agosto, caracterizado por período seco e com condição de céu claro. A densidade de volume construído das edificações e a altitude foram definidas como variáveis explicativas e a temperatura média do ar a variável dependente. Os resultados obtidos apontaram uma baixa predição dos métodos espaciais na explicação da relação entre as variáveis. Observou-se que a melhor correlação ocorreu nas análises da GWR para altitude e temperatura, fato que aponta para um predomínio da atuação de fatores geoecológicos naturais na configuração climática do município. Mesmo com ressalvas e limitações inerentes ao método estatístico, que teoricamente apresenta um tipo de regressão linear, verifica-se que essa técnica, associada a plataformas de sistema de informação geográfica, auxilia na interpretação dos resultados em uma escala local, o que pode melhorar a compreensão da contribuição dos diversos fatores no balanço de energia em ambiente urbano. Ao mesmo tempo, o uso do geoprocessamento permite a atualização constante da informação, sendo que novos dados podem ser agregados aos modelos, otimizando sua capacidade analítica, em uma linguagem acessível a tomadores de decisão nas cidades.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).