Dinâmica Espacial e Sazonal da Temperatura, Umidade e Estresse Hídrico em Diferentes Tipos de Cobertura Vegetal

Autores/as

  • José Carlos de Souza Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml https://orcid.org/0000-0001-9760-6559 (no autenticado)
  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml
  • Jocy Ana Paixão de Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Naia Godoy Padovanni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.144716

Palabras clave:

TVDI, NDVI, Landsat 8, Sazonalidade Climática.

Resumen

O estudo avaliou o padrão espacial e sazonal da temperatura de superfície, umidade do solo e estresse hídrico em diferentes coberturas do solo, utilizando técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A proposta foi aplicada na bacia hidrográfica do rio Una, no estado de São Paulo. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat 8, datadas de janeiro (período úmido) e agosto (período seco) de 2015. Aferiu-se a umidade do solo em trinta e cinco pontos amostrais e os resultados foram interpolados pelo método do Inverso do Quadrado da Distância. O Índice de ressecamento da vegetação por temperatura (TVDI)  foi gerado a partir da temperatura de superfície e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Os solos das culturas temporárias registraram as menores perdas em umidade para o período e as áreas de reflorestamento e campo alagado as maiores. O TVDI apresentou influência da sazonalidade climática, com menor estresse hídrico para as áreas de matas. Este índice mostrou-se apropriado para avaliar o déficit hídrico em diferentes coberturas do solo, com potencial para monitorar as perdas de umidade e secas severas da superfície terrestre, tanto sob efeito da sazonalidade climática quanto por ações antrópicas de transformação da paisagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Carlos de Souza, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2001) Especialização em Geografia, Meio Ambiente e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás (2003), mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Física pela Universidade Federal de Goiás (2010) Doutor em Ciências Ambientais pelo ICT/Unesp - Sorocaba. Atualmente é professor DE da Universidade Estadual de Goiás, Campus Minaçu, atuando no ensino Pedologia e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. 

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Biólogo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Linha de Pesquisa: Análise, Planejamento e Gestão Ambiental). Atualmente é doutorando em Ciências Ambientais (Área de Concentração: Diagnóstico, Tratamento e Recuperação Ambiental / Linha de Pesquisa: Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Desenvolve e atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento e Gestão ambiental, associadas às tecnologias de geoprocessamento, SIG, sensoriamento remoto e cartografia digital e temática (mapeamento de uso da terra, cobertura vegetal e diagnóstico socioambiental), análise multicritério, zoneamento, unidades de conservação, bacias hidrográficas, ecologia da paisagem e educação ambiental. Tem experiência como educador ambiental e em trabalhos técnicos de elaboração de Plano de Manejo e Zoneamento Ecológico-Econômico de Unidades de Conservação e Bacias Hidrográficas.

  • Jocy Ana Paixão de Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial: PET Mata Atlântica através do Ministério da Educação. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e a atualmente doutoranda em Ciências Ambientais nesta mesma instituição.

  • Naia Godoy Padovanni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Geógrafa formanda pela Universidade Estadual em Campinas (Unicamp) e Mestre em Ciências Ambientais, ênfase em Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP). Atuação na área de ensino em Geografia e Projetos de Pesquisas relacionados a meio ambiente, geoprocessamento, licenciamento ambiental e gestão territorial.

  • Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP).

Referencias

Publicado

2019-07-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Souza, J. C. de, Lopes, E. R. do N., Sousa, J. A. P. de, Padovanni, N. G., & Lourenço, R. W. (2019). Dinâmica Espacial e Sazonal da Temperatura, Umidade e Estresse Hídrico em Diferentes Tipos de Cobertura Vegetal. Revista Do Departamento De Geografia, 37, 80-94. https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.144716