Representação de Geossistêmas em Estudos de Arqueologia da Paisagem: Ambientes Ancestrais em Ilhéus, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.145074Palabras clave:
sistemas naturais, Arqueologia da paisagem, Período colonial, SIGResumen
As ocupações pretéritas no espaço geográfico remontam vivências que detinham relações singulares com os atributos naturais. Nesse sentido, a Arqueologia da Paisagem tenta desvendar, através de vestígios arqueológicos, os modos de vida das populações ancestrais. A abordagem metodológica que traduz os sistemas naturais e suas relações com os sistemas antrópicos é conhecida como teoria geossistêmica, que auxilia a Arqueologia da Paisagem nos padrões de ocorrências pretéritas oriundas de configurações ambientais. O objetivo dessa pesquisa foi expor os cenários geossistêmicos de Ilhéus, Bahia, Brasil, que condicionaram as ocupações desde o período pré-colonial brasileiro. Foram identificados 4 geossistemas que definiram a forma de grupos pré-coloniais ocuparem a região, além de favorecer o crescimento da colônia a partir do século XIX através da produção de cana-de-açúcar nos engenhos locais.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).