Zoneamento de Risco de Incêndio e Queimadas na Cidade de Sorocaba – São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.148048Palabras clave:
Fogo, Prevenção, Planejamento Ambiental, Zonas de manejo.Resumen
Houve diversas modificações na superfície terrestre devido à apropriação do homem na natureza como maneira de desenvolvimento social e econômico, predispondo as cidades a maior risco de ocorrência de incêndios e queimadas. O trabalho teve como intuito elaborar elaborar uma proposta de zoneamento de risco a incêndio e queimadas, baseado em características físicas, antrópicas e dados de focos de incêndio da cidade de Sorocaba-SP, utilizando geoprocessamento em ambiente SIG. Foi realizado o mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal utilizando imagem SPOT-5 e RapidEye por meio da classificação supervisionada e interpretação visual. Foram determinados pesos de importância para a declividade, hidrografia e malha viária segundo a risco para incêndio e queimadas. O zoneamento foi obtido pela média ponderada dos mapas temáticos dos parâmetros. Realizou-se o levantamento dos focos de incêndio e queimadas e procedeu-se a sua relação com o zoneamento de risco produzido. Um total de 93% da cidade é classificada com risco alto a extremo, revelando a predisposição da cidade para a ocorrência de incêndios e queimadas de origem natural ou antrópica. 74 focos de incêndio ocorreram entre 2017 e 2018, sendo enquadradas nas zonas de risco muito alto (39%), alto (35,36%) e extremo (19,5%). A proposta de zoneamento é condizente com a realidade natural e socioeconômica da cidade, sendo um caminho para o monitoramento ambiental da cidade.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).